Resumo
Este dossiê trata das relações entre arte e ecologia a partir das perspectivas latino-americana e do Sul Global. Os artigos aqui reunidos buscam precisamente repensar essas relações e analisar a produção artística gerada desde o impacto da emergente conscientização ambiental na arte e no modo como a arte é pensada. Demonstram a importância não só de apresentar noções ecológicas provindas da América Latina e de outros espaços pós-coloniais na criação artística contemporânea, mas também de repensar a historiografia e a análise da arte a partir de novos parâmetros que reconsideram o papel da natureza na arte.
Referências
GIORGI, A. de V. Carlito Carvalhosa, roteiro para a suspensão da cultura. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 217–234, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i1.8667734. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8667734.
GOULART, M.; FARIAS, J. M. Ensaio manifesto - estética de existência: presença indígena em Porto Alegre - para que não desabe o céu. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 399–428, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i1.8670590. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670590.
GUERREIRO, M. B. Museus: da acumulação à regeneração. Que lugar na ecologia?. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 287–310, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i1.8670585. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670585.
HUVEN, P. Reativar o vivo, atravessar a floresta. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 344–368, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i1.8670588. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670588.
LIMA, N. T. de M. de. Os homens veem um boi: uma breve reflexão sobre a representação da espécie bovina no contexto brasileiro. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 370–397, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i1.8670579. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670579.
MELO, N. N. e. Exposições do Antropoceno no Sul Global: diálogos entre arte e ciência. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 260–285, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i1.8670582. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670582.
MELO FILHO, C. de . Incertezas emergentes: arte, ecologia e mudanças climáticas no tempo do Antropoceno. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 141–166, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i1.8670574. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670574.
PROENÇA, L. Principio Potosí: Advogando pelo diabo. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 168–191, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i1.8670528. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670528.
STEEDS, L. "Projeto Terra": or Revisiting the Work of Art in the Age of Ecological Exposability?. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 193–215, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i1.8670568. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670568.
TOLEDO, G. P. de. Radio Espacio Estacion broadcast Fordlândia: an ecocritical approach through site-oriented practices, sound, and imagination. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 312–342, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i1.8670514. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670514.
VOESE, J. E. “A conferência do silêncio”: o discurso ecológico e as obras de Nikolaus Nessler no contexto da mostra Arte Amazonas (1992). MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 236–258, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i1.8670589. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670589.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Camila Maroja, Vera Beatriz Siqueira