Aplicativos úteis: um processo de ensino: aprendizagem aplicado às necessidades do cotidiano

Palavras-chave: Educação. Computação. Realidade. Cotidiano.

Resumo

O produto do ensino deveria ser a aprendizagem efetiva, eficaz e significativa. No entanto, em pleno século XXI, é notório que existem as mais variadas dificuldades de ensino e de aprendizagem. As novas tecnologias computacionais têm sido apontadas como um fator que pode trazer benefícios ao processo de ensino e aprendizagem, contudo é preciso que elas sirvam de suporte a novas estratégias pedagógicas. O problema reside, então, em como desenvolver e aplicar novas estratégias pedagógicas, de forma que o aluno se sinta comprometido com o seu processo de ensino-aprendizagem. Este artigo propõe um processo de ensino-aprendizagem que une o uso de smartphones, programação de aplicativos e raciocínio crítico sobre os problemas que o aluno vislumbra em seu cotidiano. Tal processo foi aplicado a alunos de graduação do curso de Tecnologia em Banco de Dados. Dentre os resultados obtidos, houve o desenvolvimento de um aplicativo colaborativo para auxiliar o gerenciamento de riscos de desastres ambientais de cunho hidrometeorológico. Esse aplicativo tem por intuito alertar órgãos responsáveis para que possam tomar medidas preventivas para a evacuação de áreas de risco, de modo mais rápido que o comumente usado. Esse e outros resultados obtidos indicam a validade da proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana da Silva Jacinto, Fatec de São José dos Campos Professor Jessen Vidal
Mestra e Doutora em Ciências - Engenharia da Computação pelo ITA. Professora de Ensino Superior da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos e professora efetiva do Governo do Estado de São Paulo.
Alice Nardoni Marteli, Fatec de São José dos Campos Professor Jessen Vidal
Mestrado em Engenharia Civil da UNESP. Bacharela em Geografia, possui ênfase em Climatologia pela UNESP.
João Gabriel Dias Pires, IFSP Araraquara

Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Fatec São José dos Campos. Estudante de Tecnologia em Banco de dados. Programador na JNMoura Informática (Araraquara).

Jaqueline da Silva Jacinto, Secretaria de Educação Municipal de São José dos Campos

Pós-graduada em Psicopedagogia (Claretiano). Pós-graduada em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade São Luís de Jaboticabal.

Referências

ALEXANDRUK, Marcos. Modelagem de Banco de Dados. Unilivros, , 2011. Disponível em: http://www.unilivros.com.br/pdf/dbmod.pdf. Acesso em: 19 jan. 2018.

ARANTES, José Tadeu. Prejuízo ao país com enchentes em São Paulo ultrapassa R$ 762 milhões por ano. 2013. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/prejuizo_ao_pais_com_enchentes_em_sao_paulo_ultrapassa_r_762_milhoes_por_ano/16968/. Acesso em: 19 jan. 2018.

ARAÚJO, Raul; BELIAN, Rosalie. Concepções de Professores Universitários Sobre Inovação Pedagógica. Revista Internacional Educação Superior - RieSUP, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 387–400, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8651698/17838 . Acesso em: 08 mai. 2018.

AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003. Disponível em: http://files.mestrado-em-ensino-de-ciencias.webnode.com/200000007-610f46208a/ausebel.pdf. Acesso em: 08 jan. 2018.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

CARVALHO, C. S.; MACEDO, E. S.; OGURA, A. T. (Org. .. Mapeamento de riscos em encostas e margem de rios. Brasília: Ministério das Cidades e Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, 2007. Disponível em: http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosSNPU/Biblioteca/PrevencaoErradicacao/Livro_Mapeamento_Enconstas_Margens.pdf. Acesso em: 08 jan. 2018.

CARVALHO, Maria Cristina Ferro. Um método para elicitação e modelagem de requisitos baseado em objetivos. São LuisUniversidade Federal do Maranhão, 2002. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/bitstream/tede/307/1/Marcia Cristina Ferro Carvalho.pdf. Acesso em: 08 jan. 2018.

CENAD. Anuário Brasileiro de Desastres Naturais: 2013. Brasília: Ministério da Integração Nacional. Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres., 2014.

Disponível em: http://www.mi.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=fee4007a-ab0b-403e-bb1a-8aa00385630b&groupId=10157. Acesso em: 08 jan. 2018.

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; FREITAS, Rejane Cunha; MOREIRA, Laélia Carmelita Portela. Inovação, TIC e docência: práticas e concepções de professores em uma IES privada. Revista Internacional de Educação Superior, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 25–51, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650880. Acesso em: 08 mai. 2018.

FRAGELLI, Thaís Branquinho Oliveira. Gamificação como um processo de mudança no estilo de ensino aprendizagem no ensino superior: um relato de experiência. Revista Internacional de Educação Superior, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 221–233, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650843. Acesso em: 08 mai. 2018.

JORGE, Juliana Gomes et al. Influence of passive smoking on learning in elementary school. Jornal de Pediatria, [s. l.], v. 92, n. 3, p. 260–267, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.jpedp.2016.02.012. Acesso em: 08 jan. 2018.

LIMA, Franciele Santos De; ZAGO, Nadir. Desafios Conceituais E Tendências Da Evasão No Ensino Superior: a Realidade De Uma Universidade Comunitária. Revista Internacional de Educação Superior, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 366–386, 2018.

MARIM, Vlademir; FREITAS, Adriano Vargas; SANTOS, Heinrich da Solidade. a Formação De Professores Na Era Da Inclusão Digital. Revista Contexto & Educação, [s. l.], v. 29, n. 94, p. 153–178, 2014.

MELO-SOLARTE, Diego Samir; BARANAUSKAS, M. Cecília C. Uma Abordagem para EaD Baseada em Resolução de Problemas. [s. l.], n. Sbie 2008, p. 716–725, [s.d.].

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. [s.l: s.n.]. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em: 08 mai. 2018.

NETO, Francisco Frederico et al. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE SETE ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO - SP. Rev. Psicopedagogia, [s. l.], v. 32, n. 97, p. 26–37, 2015.

NOGARO, Arnaldo; CERUTTI, Elisabete. As TICs nos labirintos da prática educativa. Curitiba: Editora CRV, 2016.

NOGUEIRA, Teresinha De Fátima; MARTINEZ, Juliana Forin Pasquini; OLIVEIRA, Angélica Gomes De. JOGOS PARA CELULAR: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. In: CBTECLE 2016, Anais... [s.l: s.n.].

PENSIN, Daniela Pederiva. Educação superior e agenciamento: a constituição singular do professor da educação superior no presente. Revista Internacional de Educação Superior, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 74, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650674. Acesso em: 08 mai. 2018.

PERDIKURI, Katerina. Students’ Experiences from the use of MIT App Inventor in classroom. In: PROCEEDINGS OF THE 18TH PANHELLENIC CONFERENCE ON INFORMATICS - PCI ’14 2014, New York, New York, USA. Anais... New York, New York, USA: ACM Press, 2014. Disponível em: http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2645791.2645835. Acesso em: 08 jan. 2018.

REIS, Bia. Cortella: “A escola passou a ser vista como um espaço de salvação”. O Estado de São Paulo, [s. l.], 2014. Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,cortella-a-escola-passou-a-ser-vista-como-um-espaco-de-salvacao,1168058. Acesso em: 08 mai. 2018.

SALES, Shirlei Rezende; LEAL, Rafaela Esteves Godinho. Práticas pedagógicas inovadoras na formação docente: ciborguização do currículo do curso de pedagogia. Revista Internacional de Educação Superior, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 7–24, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650710. Acesso em: 08 mai. 2018.

SANTOS, Orildo Ribeiro. UM OLHAR DE ALUNOS DA EJA SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS DO TURISMO COSTEIRO EM AJURUTEUA (BRAGANÇA-PA). Revista Contexto & Educação, [s. l.], v. 31, n. 100, p. 116–139, 2016. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/5736. Acesso em: 08 jan. 2018.

SILVA, Simone Vieira Da. AS PRINCIPAIS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE SINOP ATENDIDOS PELO INSTITUTO CRIANÇA. Eventos Pedagógicos, [s. l.], v. 7, n. 3, p. 1321–1332, 2016.

SILVA JR., Romualdo. Indicadores acerca da importância do papel do professor no processo de formação continuada do aluno: um ensaio a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Revista Thema, [s. l.], v. 14, n. 2, p. 329–335, 2017. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/410. Acesso em: 08 jan. 2018.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, [s. l.], v. 13, n. 39, p. 545–554, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n39/10.pdf. Acesso em: 08 jan. 2018.

WOLBER, David et al. App Inventor Create Your Own Android Apps. Sebastopol: O’Reilly Media, Inc, 2011. Disponível em: http://cs.usfca.edu/~wolber/appinventor/appinv_0331.pdf. Acesso em: 08 jan. 2018.

Publicado
2018-05-25
Como Citar
Jacinto, A. da S., Marteli, A. N., Pires, J. G. D., & Jacinto, J. da S. (2018). Aplicativos úteis: um processo de ensino: aprendizagem aplicado às necessidades do cotidiano. Revista Internacional De Educação Superior, 4(3), 610-630. https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652076