Banner Portal
Aplicativos úteis: um processo de ensino: aprendizagem aplicado às necessidades do cotidiano
PORTUGUÊS
ENGLISH

Arquivos suplementares

Termo de Originalidade
Referências

Palavras-chave

Educação. Computação. Realidade. Cotidiano.

Como Citar

JACINTO, Adriana da Silva; MARTELI, Alice Nardoni; PIRES, João Gabriel Dias; JACINTO, Jaqueline da Silva. Aplicativos úteis: um processo de ensino: aprendizagem aplicado às necessidades do cotidiano. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, p. 610–630, 2018. DOI: 10.20396/riesup.v4i3.8652076. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652076. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O produto do ensino deveria ser a aprendizagem efetiva, eficaz e significativa. No entanto, em pleno século XXI, é notório que existem as mais variadas dificuldades de ensino e de aprendizagem. As novas tecnologias computacionais têm sido apontadas como um fator que pode trazer benefícios ao processo de ensino e aprendizagem, contudo é preciso que elas sirvam de suporte a novas estratégias pedagógicas. O problema reside, então, em como desenvolver e aplicar novas estratégias pedagógicas, de forma que o aluno se sinta comprometido com o seu processo de ensino-aprendizagem. Este artigo propõe um processo de ensino-aprendizagem que une o uso de smartphones, programação de aplicativos e raciocínio crítico sobre os problemas que o aluno vislumbra em seu cotidiano. Tal processo foi aplicado a alunos de graduação do curso de Tecnologia em Banco de Dados. Dentre os resultados obtidos, houve o desenvolvimento de um aplicativo colaborativo para auxiliar o gerenciamento de riscos de desastres ambientais de cunho hidrometeorológico. Esse aplicativo tem por intuito alertar órgãos responsáveis para que possam tomar medidas preventivas para a evacuação de áreas de risco, de modo mais rápido que o comumente usado. Esse e outros resultados obtidos indicam a validade da proposta.
https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652076
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

ALEXANDRUK, Marcos. Modelagem de Banco de Dados. Unilivros, , 2011. Disponível em: http://www.unilivros.com.br/pdf/dbmod.pdf. Acesso em: 19 jan. 2018.

ARANTES, José Tadeu. Prejuízo ao país com enchentes em São Paulo ultrapassa R$ 762 milhões por ano. 2013. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/prejuizo_ao_pais_com_enchentes_em_sao_paulo_ultrapassa_r_762_milhoes_por_ano/16968/. Acesso em: 19 jan. 2018.

ARAÚJO, Raul; BELIAN, Rosalie. Concepções de Professores Universitários Sobre Inovação Pedagógica. Revista Internacional Educação Superior - RieSUP, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 387–400, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8651698/17838 . Acesso em: 08 mai. 2018.

AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003. Disponível em: http://files.mestrado-em-ensino-de-ciencias.webnode.com/200000007-610f46208a/ausebel.pdf. Acesso em: 08 jan. 2018.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

CARVALHO, C. S.; MACEDO, E. S.; OGURA, A. T. (Org. .. Mapeamento de riscos em encostas e margem de rios. Brasília: Ministério das Cidades e Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, 2007. Disponível em: http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosSNPU/Biblioteca/PrevencaoErradicacao/Livro_Mapeamento_Enconstas_Margens.pdf. Acesso em: 08 jan. 2018.

CARVALHO, Maria Cristina Ferro. Um método para elicitação e modelagem de requisitos baseado em objetivos. São LuisUniversidade Federal do Maranhão, 2002. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/bitstream/tede/307/1/Marcia Cristina Ferro Carvalho.pdf. Acesso em: 08 jan. 2018.

CENAD. Anuário Brasileiro de Desastres Naturais: 2013. Brasília: Ministério da Integração Nacional. Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres., 2014.

Disponível em: http://www.mi.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=fee4007a-ab0b-403e-bb1a-8aa00385630b&groupId=10157. Acesso em: 08 jan. 2018.

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; FREITAS, Rejane Cunha; MOREIRA, Laélia Carmelita Portela. Inovação, TIC e docência: práticas e concepções de professores em uma IES privada. Revista Internacional de Educação Superior, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 25–51, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650880. Acesso em: 08 mai. 2018.

FRAGELLI, Thaís Branquinho Oliveira. Gamificação como um processo de mudança no estilo de ensino aprendizagem no ensino superior: um relato de experiência. Revista Internacional de Educação Superior, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 221–233, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650843. Acesso em: 08 mai. 2018.

JORGE, Juliana Gomes et al. Influence of passive smoking on learning in elementary school. Jornal de Pediatria, [s. l.], v. 92, n. 3, p. 260–267, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.jpedp.2016.02.012. Acesso em: 08 jan. 2018.

LIMA, Franciele Santos De; ZAGO, Nadir. Desafios Conceituais E Tendências Da Evasão No Ensino Superior: a Realidade De Uma Universidade Comunitária. Revista Internacional de Educação Superior, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 366–386, 2018.

MARIM, Vlademir; FREITAS, Adriano Vargas; SANTOS, Heinrich da Solidade. a Formação De Professores Na Era Da Inclusão Digital. Revista Contexto & Educação, [s. l.], v. 29, n. 94, p. 153–178, 2014.

MELO-SOLARTE, Diego Samir; BARANAUSKAS, M. Cecília C. Uma Abordagem para EaD Baseada em Resolução de Problemas. [s. l.], n. Sbie 2008, p. 716–725, [s.d.].

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. [s.l: s.n.]. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em: 08 mai. 2018.

NETO, Francisco Frederico et al. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE SETE ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO - SP. Rev. Psicopedagogia, [s. l.], v. 32, n. 97, p. 26–37, 2015.

NOGARO, Arnaldo; CERUTTI, Elisabete. As TICs nos labirintos da prática educativa. Curitiba: Editora CRV, 2016.

NOGUEIRA, Teresinha De Fátima; MARTINEZ, Juliana Forin Pasquini; OLIVEIRA, Angélica Gomes De. JOGOS PARA CELULAR: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. In: CBTECLE 2016, Anais... [s.l: s.n.].

PENSIN, Daniela Pederiva. Educação superior e agenciamento: a constituição singular do professor da educação superior no presente. Revista Internacional de Educação Superior, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 74, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650674. Acesso em: 08 mai. 2018.

PERDIKURI, Katerina. Students’ Experiences from the use of MIT App Inventor in classroom. In: PROCEEDINGS OF THE 18TH PANHELLENIC CONFERENCE ON INFORMATICS - PCI ’14 2014, New York, New York, USA. Anais... New York, New York, USA: ACM Press, 2014. Disponível em: http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2645791.2645835. Acesso em: 08 jan. 2018.

REIS, Bia. Cortella: “A escola passou a ser vista como um espaço de salvação”. O Estado de São Paulo, [s. l.], 2014. Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,cortella-a-escola-passou-a-ser-vista-como-um-espaco-de-salvacao,1168058. Acesso em: 08 mai. 2018.

SALES, Shirlei Rezende; LEAL, Rafaela Esteves Godinho. Práticas pedagógicas inovadoras na formação docente: ciborguização do currículo do curso de pedagogia. Revista Internacional de Educação Superior, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 7–24, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650710. Acesso em: 08 mai. 2018.

SANTOS, Orildo Ribeiro. UM OLHAR DE ALUNOS DA EJA SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS DO TURISMO COSTEIRO EM AJURUTEUA (BRAGANÇA-PA). Revista Contexto & Educação, [s. l.], v. 31, n. 100, p. 116–139, 2016. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/5736. Acesso em: 08 jan. 2018.

SILVA, Simone Vieira Da. AS PRINCIPAIS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE SINOP ATENDIDOS PELO INSTITUTO CRIANÇA. Eventos Pedagógicos, [s. l.], v. 7, n. 3, p. 1321–1332, 2016.

SILVA JR., Romualdo. Indicadores acerca da importância do papel do professor no processo de formação continuada do aluno: um ensaio a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Revista Thema, [s. l.], v. 14, n. 2, p. 329–335, 2017. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/410. Acesso em: 08 jan. 2018.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, [s. l.], v. 13, n. 39, p. 545–554, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n39/10.pdf. Acesso em: 08 jan. 2018.

WOLBER, David et al. App Inventor Create Your Own Android Apps. Sebastopol: O’Reilly Media, Inc, 2011. Disponível em: http://cs.usfca.edu/~wolber/appinventor/appinv_0331.pdf. Acesso em: 08 jan. 2018.

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.