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Material pedagógico transmídia para o ensino de espanhol no Brasil
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Palavras-chave

Material pedagógico transmídia
Letramento crítico
Ensino de espanhol

Como Citar

TILIO, Rogério Casanovas; LOBO, Valdiney Costa. Material pedagógico transmídia para o ensino de espanhol no Brasil: vozes latino-americanas periféricas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 59, n. 1, p. 78–98, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8656653. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa envolvendo aulas de espanhol no COLUNI/UFF. A pesquisa sobre letramento multimodal (KALANTIZS; COPE, 2012) concentra-se na produção de materiais pedagógicos transmídias de resistência/reexistência. No início, as personagens e os quadrinhos são produzidos com o objetivo de problematizar preconceitos raciais e xenófobos. Em um momento posterior, os personagens e as tiras em quadrinhos perpassam e entrecruzam-se com as narrativas de outros textos, a fim de possibilitar práticas de letramentos de leitura e escrita em espanhol. Espera-se que a produção do material pedagógico transmídia possa desenvolver a reflexão e a criticidade nos alunos.

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