Banner Portal
Colaboração entre pesquisadora e professora na adoção de uma Abordagem Integrada de Conteúdo e de Língua (clil)
PDF (English)

Palavras-chave

Abordagem Integrada de Conteúdo e de Língua (CLIL)
Etnografia interacional (EI)
Pesquisa colaborativa

Como Citar

GUPTA, Kao Chia-Ling. Colaboração entre pesquisadora e professora na adoção de uma Abordagem Integrada de Conteúdo e de Língua (clil): processos, desafios e resultados. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 59, n. 1, p. 42–77, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8657217. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

Enquanto a crescente tendência de internacionalização e globalização tem sido endereçada por criadores/as de políticas públicas e o interesse em adotar a Abordagem Integrada de Conteúdo e de Língua (CLIL) aumentado, observa-se também a necessidade de compreender como os/as professores/as podem desenvolver formas de desenhar e implementar materiais de forma a engajar alunos/as nessa abordagem. Este é um estudo colaborativo que, com base na abordagem da Etnografia Interacional, explora em detalhes processos em que a pesquisadora e a professora trabalharam juntas em um contexto igualitário para desenhar e implementar uma unidade CLIL. Durante estes cinco meses de pesquisa envolvida em estágios múltiplos de desenvolvimento de recursos, com uma professora de inglês e dezesseis de seus alunos/as do quarto ano, tornei visíveis as nossas múltiplas formas de colaboração e considerei questões importantes que trazem implicações para diminuir a lacuna entre pesquisa e prática e entre desenho e implementação. Finalmente, concluo que a abordagem colaborativa entre pesquisadora e professora orientada pela construção de mapas de eventos pode constituir uma forma inovadora de reexaminar as e refletir acerca das dinâmicas entre pesquisadora pesquisada na medida em que fortalece a conexão entre ambas.

PDF (English)

Referências

AGAR, M. (2006). An ethnography by any other name... Forum: Qualitative Social Research. v. 7, nº 4. Retrieved from: http://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/viewFile/177/396

AIELLO, J.; DI MARTINO, E.; DI SABATO, B. (2017). Preparing teachers in Italy for CLIL: reflections on assessment, language proficiency and willingness to communicate. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism. v. 20, nº 1, pp. 69-83.

BENTLEY, K. (2010). The TKT course CLIL module. Cambridge, UK: Cambridge University Press.

BLOOM, L. AND LAHEY, M. (1978). Language development and language disorders. New York: John Wiley & Sons.

BROWN, A. L. (1992). Design experiments: Theoretical and methodological challenges in creating complex interventions in classroom settings. The Journal of the Learning Sciences. v. 2, nº 2, pp. 141-178.

CASTANHEIRA, M. L.; CRAWFORD, T.; DIXON, C. N.; GREEN, J. L. (2000). Interactional ethnography: An approach to studying the social construction of literate practices. Linguistics and education. v. 11, nº 4, pp. 353-400.

CHRISTIE, F.; MARTIN, J. R. (eds.). (2005). Genre and institutions: Social processes in the workplace and school. New York: Continuum.

COLEMAN, J. A. (2006). English-medium teaching in European higher education. Language teaching. v. 39, nº 1, pp. 1-14.

COLLINS, A.; JOSEPH, D.; BIELACZYC, K. (2004). Design research: Theoretical and methodological issues. The Journal of the learning sciences. v. 13, nº 1, pp. 15-42.

COYLE, D. 2008. ‘CLIL-A pedagogical approach from the European perspective. In: Van Dusen-Scholl, N.; Hornberger N. H. (eds), Encyclopedia of language and education. New York: Springer Science + Business Media LLC., pp. 97-111.

COYLE, D.; HOOD, P.; MARSH, D. (2010). Content and Language Integrated Learning. Cambridge, UK: Cambridge University Press.

CUMMINS, J. (1981). Empirical and theoretical underpinnings of bilingual education. Journal of education. v. 163, nº 1, pp. 16-29.

EDELSON, D. C. (2002). Design research: What we learn when we engage in design. The Journal of the Learning sciences. v. 11, nº 1, pp. 105-121.

ESCOBAR URMENETA, C. (2013). Learning to become a CLIL teacher: teaching, reflection and professional development. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism. v. 16, nº 3, pp. 334-353.

GREEN, J. L.; DIXON, C. N.; ZAHARLICK, A. (2005). Ethnography as a logic of inquiry. In: J. Flood; D. Lapp; J. Jensen; J. Squire (eds.), Handbook for research on teaching the English language arts. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., pp. 201-224.

GREEN, J. L.; SKUKAUSKAITE, A.; BAKER, W. D. (2012). Ethnography as epistemology: An introduction to education ethnography. In: Arthur, J.; Waring, M.; Coe, R.; Hedges, L. V. (eds), Research methods and methodologies in education. London: Sage, pp. 309-321.

HALLIDAY, M. A. (1993). Towards a language-based theory of learning. Linguistics and education. v. 5, nº 2, pp. 93-116.

HEATH, S. B. (1982). Ethnography in education: Defining the essential. In: Gilmore, P.; Glatthorn, A. (eds). Children in and out of school. Washington, D.C.: Center for Applied Linguistics, pp. 33-58).

HEATH, S. B.; STREET, B. (2008). On ethnography: Approaches to language and literacy research. NY: Teachers College Press.

HE, P.; LIN, A. M. Y. (2018). Becoming a “language-aware” content teacher. Journal of Immersion and Content-Based Language Education. v. 6, nº 2, pp. 162-188.

HE, P.; LAI, H.; LIN, A. M. Y. (2016). Translanguaging in a multimodal mathematics presentation. In: Mazak, C. M.; Carroll, K. S. (eds.), Translanguaging in higher education: Beyond monolingual ideologies. Bristol, UK: Multilingual Matters., pp. 91-120.

HUANG, Y. P. (2014). Teaching content via English: A qualitative case study of Taiwanese university instructors’ instruction. Foreign Language Studies, v. 20, pp. 27-62.

IKEDA, M. (2013). Does CLIL work for Japanese secondary school students? Potential for the ‘weak’ version of CLIL. International CLIL Research Journal, v. 2, nº 1, pp. 31-43.

JOHNSON, D. W., & JOHNSON, R. (1989). Cooperation and competition: Theory and research. Edina, MN: Interaction Book Company.

KACHRU, B. B. (1992). The other tongue: English across cultures. Urbana: University of Illinois Press.

KARABASSOVA, L. (2018). Teachers’ conceptualization of content and language integrated learning (CLIL): evidence from a trilingual context. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, pp. 1-13. https://doi.org/10.1080/13670050.2018.1550048

KELLY, G. J.; CHEN, C. (1999). The sound of music: Constructing science as sociocultural practices through oral and written discourse. Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the National Association for Research in Science Teaching. v. 36, nº 8, pp. 883-915.

KRASHEN, S. (1981). Second language acquisition and second language learning. Oxford: Pergamon Press.

LEE, H. Y.; YANG, S. R. (2018). Tainan blazes trail in making English Taiwan's 2nd official language. Focus Taiwan, 29 January. Retrieved from: http://focustaiwan.tw/news/aftr/201801290011.aspx

LIN, A. M. Y. (2015). Conceptualising the potential role of L1 in CLIL. Language, Culture and Curriculum. v. 28, nº 1, pp. 74-89.

LIN, A. M. Y. (2016). Language across the curriculum & CLIL in English as an Additional Language (EAL) contexts: Theory and practice. Singapore: Springer.

LO, Y. Y. (2019). Development of the beliefs and language awareness of content subject teachers in CLIL: does professional development help? International Journal of Bilingual Education and Bilingualism. v. 22, nº 7, pp. 818-832.

LUK, J., & LIN, A. (2015). Voices without words: Doing critical literate talk in English as a second language. TESOL Quarterly. v. 49, nº 1, pp. 67-91.

MERCER, N. (1995). The guided construction of knowledge: Talk amongst teachers and learners. Clevedon: Multilingual Matters.

PEREZ CAÑADO, M. L. (2016a). Are teachers ready for CLIL? Evidence from a European study. European Journal of Teacher Education. v. 39, nº 2, pp. 202-221.

PÉREZ CAÑADO, M. L. (2016b). Teacher training needs for bilingual education: In-service teacher perceptions. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism. v. 19, nº 3, pp. 266-295.

ROSE, D.; MARTIN, J. R. (2012). Learning to write, reading to learn: Genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. Bristol: Equinox.

SPRADLEY, J. (1980). Participant observation, New York, NY: Holt, Rinehart and Winston.

STAKE, R. E. (1995). The art of case study research. Thousand Oaks, CA: Sage.

VAN DEN AKKER, J. GRAVEMEIJER, K.; MCKENNEY, S.; NIEVEEN, N. (eds.). (2006). Educational design research. London: Routledge.

YEH, H. N. (2016). Prospects of English textbooks for elementary and high schools in view of draft curriculum guidelines for twelve-year basic education. Journal of Textbook Research, v. 9, nº 3, pp. 143-168.

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.