Modos de exibir, ver e interpretar
PDF

Palavras-chave

Coleções de arte
Instituições da arte
História das exposições
Acervos museológicos.

Como Citar

COUTO, Maria de Fátima Morethy; MALTA, Marize; OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Modos de exibir, ver e interpretar. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 01–21, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8674932. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8674932. Acesso em: 22 jun. 2024.

Resumo

A presente edição da Revista MODOS: Revista de História da Arte conta com vinte e cinco textos inéditos.  Destacamos os artigos do dossiê "Um inventário de instantes: coleções, acervos e conexões com a história da arte", proposto pela editoria da revista, em comemoração aos dez anos de existência do Grupo MODOS; anos dedicados a pensar a arte, a história da arte e o objeto artístico em suas várias dimensões e (in)materialidades, a partir de abordagens multidisciplinares.

https://doi.org/10.20396/modos.v7i3.8674932
PDF

Referências

ANDRADE, L. M. de. O que pode um samba de uma nota só? : Reflexões sobre história da arte e museologia a partir do Museu de Sant’Ana, Tiradentes, Minas Gerais. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 739–775, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673302. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673302

BELK, R.W. Collecting in a Consumer Society. New York: Routledge, 1995.

CAVALCANTI, A.; COUTO, M. F. M.; MALTA, M.; OLIVEIRA, E. D. G. (Orgs.) Histórias da arte em exposições: modos de ver e exibir no Brasil. Rio de Janeiro: Riobooks, 2016.

CERTEAU, M. de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

CIRILLO, J.; MELLO, J. Memória e patrimônio artístico: um recorte da história da arte do Espírito Santo a partir do acervo da Galeria de Arte e Pesquisa (1976-1992). MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 149–177, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673292. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673292.

COLI, J. “Espelho sem aço”. Folha de São Paulo, Caderno +Mais, 11 out. 2009. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1110200902.htm. Acesso em: ago. 2023.

COOPER, D. Great Private Collections. New York: The Macmillan Company, 1963.

COSTA, M. A Coleção. Disponível em: https://www.paze.com.br/textos--texts. Acesso em: ago. 2023.

COSTA, L. C. da (Org.). Vidas precárias: a experiência da arte na esfera pública. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2021.

COUTO, M. F. M.; MALTA, M.; OLIVEIRA, E. D. G.; NETO, M. J. (Orgs.) Histórias da arte em coleções: modos de ver e exibir em Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: Riobooks, 2016.

COUTO, M. F. M.; MALTA, M.; OLIVEIRA, E. D. G. (Orgs.) Histórias da arte em museus. Rio de Janeiro: Riobooks, 2020.

DHAENENS, L. Sympathy or strategy: A close look at the Belgian exhibitions of modern and contemporary art organized in Argentina in 1946 and 1948. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 95–116, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673725. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673725. Acesso em: set. 2023.

FLORES, M. B. R. A antropofagia na arte de Glauco Rodrigues: a propósito da I Bienal Latino-Americana de São Paulo. Ou um elogio da mestiçagem. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 54–93, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673308. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673308. Acesso em: set. 2023.

HABIB DE SALLES ABREU, C. Deslocamento e destruição: notas sobre as relações entre transferência de objetos, iconoclastia e repatriação. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 201–231, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673320. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673320. Acesso em: set. 2023.

LEITE, C. A. de O. Ruídos da Casa de Vidro: Pietro Bo (2013). MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 179–199, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673441. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673441. Acesso em: set. 2023.

MARQUÉZ-ELUL, F. Lapidários: da seção da biblioteca à sessão expositiva e reprodutiva das pedras – publicação, pedra, mesa. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 777–805, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673507. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673507.

PEARCE, S. M. On Collecting: An Investigation in Collecting in the European Tradition. New York: Routledge, 1995.

PEREC, G. A coleção particular: seguido de A viagem de inverno. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

OLIVEIRA, L. S. de. “Arte do outro lado da ponte”: Galeria de Arte UFF e a experiência de um espaço expositivo universitário (1983-1986). MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 118–147, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673596. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673596. Acesso em: set. 2023.

WILKES, R. A historical and iconographic analysis of Charles Landseer’s Brazilian paintings. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 22–52, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673148. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673148. Acesso em: set. 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Maria de Fátima Morethy Couto, Marize Malta, Emerson Dionisio Gomes de Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.