Resumo
A presente edição da Revista MODOS: Revista de História da Arte conta com vinte e cinco textos inéditos. Destacamos os artigos do dossiê "Um inventário de instantes: coleções, acervos e conexões com a história da arte", proposto pela editoria da revista, em comemoração aos dez anos de existência do Grupo MODOS; anos dedicados a pensar a arte, a história da arte e o objeto artístico em suas várias dimensões e (in)materialidades, a partir de abordagens multidisciplinares.
Referências
ANDRADE, L. M. de. O que pode um samba de uma nota só? : Reflexões sobre história da arte e museologia a partir do Museu de Sant’Ana, Tiradentes, Minas Gerais. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 739–775, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673302. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673302
BELK, R.W. Collecting in a Consumer Society. New York: Routledge, 1995.
CAVALCANTI, A.; COUTO, M. F. M.; MALTA, M.; OLIVEIRA, E. D. G. (Orgs.) Histórias da arte em exposições: modos de ver e exibir no Brasil. Rio de Janeiro: Riobooks, 2016.
CERTEAU, M. de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
CIRILLO, J.; MELLO, J. Memória e patrimônio artístico: um recorte da história da arte do Espírito Santo a partir do acervo da Galeria de Arte e Pesquisa (1976-1992). MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 149–177, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673292. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673292.
COLI, J. “Espelho sem aço”. Folha de São Paulo, Caderno +Mais, 11 out. 2009. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1110200902.htm. Acesso em: ago. 2023.
COOPER, D. Great Private Collections. New York: The Macmillan Company, 1963.
COSTA, M. A Coleção. Disponível em: https://www.paze.com.br/textos--texts. Acesso em: ago. 2023.
COSTA, L. C. da (Org.). Vidas precárias: a experiência da arte na esfera pública. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2021.
COUTO, M. F. M.; MALTA, M.; OLIVEIRA, E. D. G.; NETO, M. J. (Orgs.) Histórias da arte em coleções: modos de ver e exibir em Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: Riobooks, 2016.
COUTO, M. F. M.; MALTA, M.; OLIVEIRA, E. D. G. (Orgs.) Histórias da arte em museus. Rio de Janeiro: Riobooks, 2020.
DHAENENS, L. Sympathy or strategy: A close look at the Belgian exhibitions of modern and contemporary art organized in Argentina in 1946 and 1948. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 95–116, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673725. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673725. Acesso em: set. 2023.
FLORES, M. B. R. A antropofagia na arte de Glauco Rodrigues: a propósito da I Bienal Latino-Americana de São Paulo. Ou um elogio da mestiçagem. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 54–93, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673308. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673308. Acesso em: set. 2023.
HABIB DE SALLES ABREU, C. Deslocamento e destruição: notas sobre as relações entre transferência de objetos, iconoclastia e repatriação. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 201–231, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673320. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673320. Acesso em: set. 2023.
LEITE, C. A. de O. Ruídos da Casa de Vidro: Pietro Bo (2013). MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 179–199, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673441. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673441. Acesso em: set. 2023.
MARQUÉZ-ELUL, F. Lapidários: da seção da biblioteca à sessão expositiva e reprodutiva das pedras – publicação, pedra, mesa. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 777–805, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673507. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673507.
PEARCE, S. M. On Collecting: An Investigation in Collecting in the European Tradition. New York: Routledge, 1995.
PEREC, G. A coleção particular: seguido de A viagem de inverno. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
OLIVEIRA, L. S. de. “Arte do outro lado da ponte”: Galeria de Arte UFF e a experiência de um espaço expositivo universitário (1983-1986). MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 118–147, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673596. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673596. Acesso em: set. 2023.
WILKES, R. A historical and iconographic analysis of Charles Landseer’s Brazilian paintings. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 22–52, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673148. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673148. Acesso em: set. 2023.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Maria de Fátima Morethy Couto, Marize Malta, Emerson Dionisio Gomes de Oliveira