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<b>Desenvolvimento histórico do conceito e do processo de aprendizagem, a partir de recentes concepções matemático-didáticas (erro, obstáculos, trasposição)</b><br><i>p.9-34
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Como Citar

SCHUBRING, G. <b>Desenvolvimento histórico do conceito e do processo de aprendizagem, a partir de recentes concepções matemático-didáticas (erro, obstáculos, trasposição)</b><br><i>p.9-34. Zetetike, Campinas, SP, v. 6, n. 2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v6i10.8646782. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646782. Acesso em: 25 mar. 2023.

Resumo

Este artigo busca abordar uma função da história da matemática que transcende aquela tradicional e insatisfatória da motivação para a aula: como fundamento da formulação de teorias na educação matemática. Para tanto, serão expostas e relacionadas entre si novas propostas da historiografia e da didática matemáticas. Disso resulta uma convergência estrutural, baseada na análise tanto do aluno quanto do pesquisador enquanto membros de uma comunidade social interativa. Paralelamente, será examinada a estreita relação entre o ensino e a elaboração do conhecimento.


Abstract

The article intends to emphasize a function of mathematics history which transcends the traditional but unsatisfactory one motivator for classroom practice: as a foundation for theory construction in mathematics education. For this purpose, recent approaches I mathematics historiography and in mathematics education are presented. Discussing them yields a structural convergence which is due to the view which conceptualizes the researcher and the learner as respective members of an interacting social community. At the same time, the close connection between teaching knowledge and developing knowledge is analyzed.
https://doi.org/10.20396/zet.v6i10.8646782
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