Banner Portal
Desenvolvimento histórico do conceito e do processo de aprendizagem, a partir de recentes concepções matemático-didáticas (erro, obstáculos, trasposição)
PDF

Palavras-chave

Educação matemática

Como Citar

SCHUBRING, Gert. Desenvolvimento histórico do conceito e do processo de aprendizagem, a partir de recentes concepções matemático-didáticas (erro, obstáculos, trasposição). Zetetike, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 9–34, 1998. DOI: 10.20396/zet.v6i10.8646782. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646782. Acesso em: 21 jun. 2024.

Resumo

Este artigo busca abordar uma função da história da matemática que transcende aquela tradicional e insatisfatória da motivação para a aula: como fundamento da formulação de teorias na educação matemática. Para tanto, serão expostas e relacionadas entre si novas propostas da historiografia e da didática matemáticas. Disso resulta uma convergência estrutural, baseada na análise tanto do aluno quanto do pesquisador enquanto membros de uma comunidade social interativa. Paralelamente, será examinada a estreita relação entre o ensino e a elaboração do conhecimento.
https://doi.org/10.20396/zet.v6i10.8646782
PDF

Referências

DARSIE, M. M. P.; CARVALHO, A. M. P. de. A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicial. Zetetike, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 57–76, 1998. DOI: 10.20396/zet.v6i10.8646780. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646780. Acesso em: 23 out. 2023.

SCHEFFER, N. F.; CAMPAGNOLLO, A. J. Modelagem matemática uma alternativa para o ensino-aprendizagem da matemática no meio rural
p.35-56. Zetetike, Campinas, SP, v. 6, n. 2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v6i10.8646783. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646783. Acesso em: 23 out. 2023.

PENTEADO, M. G.; BORBA, M. de C.; GRACIAS, T. de S. Informática como veículo para mudança
p.77-86. Zetetike, Campinas, SP, v. 6, n. 2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v6i10.8646784. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646784. Acesso em: 23 out. 2023.

SZTAJAN, P. Buscando um perfil da população: quais as crenças dos professores de matemática?
p.87-103. Zetetike, Campinas, SP, v. 6, n. 2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v6i10.8646785. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646785. Acesso em: 23 out. 2023.

BRITO, A. de J.; MORAES, L. A obra de Gerolamo Saccheri e a história da geometria não-euclidiana
p.105-114. Zetetike, Campinas, SP, v. 6, n. 2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v6i10.8646786. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646786. Acesso em: 23 out. 2023.

VIANNA, C. R. O que resulta quando se compara a metade maior com a menor?
p.117-125. Zetetike, Campinas, SP, v. 6, n. 2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v6i10.8646787. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646787. Acesso em: 23 out. 2023.

FIORENTINI, D. Resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado, relativos à Educação Matemática, produzidas/defendidas, entre 1976 e 1994, na Faculdade de Educação da UNICAMP
p127-147. Zetetike, Campinas, SP, v. 6, n. 2, 2009. DOI: 10.20396/zet.v6i10.8646788. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646788. Acesso em: 23 out. 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.