Banner Portal
Editorial
Imagem no centro da página: roupas femininas penduradas em um varal. No centro, uma pilha de roupas amontoadas. Ao fundo, uma projeção de céu nublado. Em cima da imagem, lê-se Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais do Departamento de Artes Cênicas. Volume 11. Número 2. Jul-Dez 2021. Embaixo da imagem, lê-se Gêneros na Cena Teatral. O fundo da página como um todo é na cor lilás.
PDF

Palavras-chave

Gênero

Como Citar

POSSANI, Maria Alice; KOPELMAN, Isa Etel. Editorial. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 2–3, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8667805. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667805. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

As dimensões psicofísicas dos corpos atuantes na cena teatral destacam e expõem de modo crescente e polêmico as políticas de gênero nas performações e nos processos criativos da cena, evidenciando questões relativamente recentes voltadas às poéticas da criação cênica. O olhar e a atuação de um teatro contemporâneo com grupos te[1]atrais feministas têm se manifestado globalmente, sobre[1]tudo nos países africanos e latino-americanos, em que a condição de vulnerabilidade feminina é mais acentuada. No Brasil, a atenção da cena ativista é atravessada por múltiplas abordagens e estudos de gênero, práticas e pro[1]cedimentos performativos diversificados, que se desdo[1]bram em grupos artísticos e de investigação acadêmica, mobilizações e intervenções comunitárias. Esta edição é construída a partir de uma chamada para artigos que tratam de temas relativos às singulari[1]dades das questões de gênero e sexualidade presentes nas várias instâncias do processo de criação e recepção tea[1]tral, bem como nos percursos da formação des artistes da cena (laboratórios, textos, encenações, pedagogias).

https://doi.org/10.20396/pita.v11i2.8667805
PDF

Referências

AMANAJÁS, I. de A.; SOARES, M. V. . Conversas de Warung: Teh Manis com Ni Wayan Sekariani. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 170–180, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8667105. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667105. Acesso em: 17 fev. 2022.

FISCHER, S. R. A cena interditada: ativismos artísticos feministas na pandemia. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 13–27, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8667443. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667443. Acesso em: 17 fev. 2022.

GASPERIN, L. E. R. A perspectiva do feminino no teatro paraguaio: Aháta Aju – Capítulo Paraguay. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 130–144, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8667113. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667113. Acesso em: 17 fev. 2022.

LA GRECA, M. I.; KOPELMAN, I. E.; RUY, M. B. O direito de florescer: Argentina, Chile, suas ruas e revoltas corporais. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 4–12, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8667432. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667432. Acesso em: 17 fev. 2022.

LEAL, D. T. B. Teatra. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 28–35, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8667185. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667185. Acesso em: 17 fev. 2022.

LUCIA, R. A. S. de; FISCHER, S. R. Marcas no corpo: processos e poéticas na cena feminista. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 78–90, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8667076. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667076. Acesso em: 17 fev. 2022.

MIRANDA, M. B. de .; POLIDORO, S. L. .; COSTA, S. M. V. M. .; FABRO, A.; SILVA, T. H. da. Teatro feminista e a experiência de aulas remotas na pós-graduação. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 36–48, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8667556. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667556. Acesso em: 17 fev. 2022.

MONTEIRO, A. F. .; TOLEDO, L. M. A. de . A produção performativa de um homem na cena teatral. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 117–129, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8665679. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8665679. Acesso em: 17 fev. 2022.

NUNES, J. V. F.; MIRANDA, M. B. de. A resistência secular é feminina: da pesquisa de escuta à dramaturgia da oralidade com as mulato. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 64–77, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8667062. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667062. Acesso em: 17 fev. 2022.

OLIVEIRA, A. M.; BRONDANI, J. A. Calar pra quê: vamos problematizar a invisibilidade dos assédios sexuais e morais sofridos por atrizes na sala de ensaio?. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 91–102, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8667055. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667055. Acesso em: 17 fev. 2022.

POSSANI, M. A.; KOPELMAN, I. E. Editorial. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 2–3, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8667805. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667805. Acesso em: 17 fev. 2022.

RIBEIRO, M. de M. A escolha política de Medeia: um levante esquecido contra o Sistema de Representação Heterossexual (SRH). Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 49–63, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8667109. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667109. Acesso em: 17 fev. 2022.

SALES, J. A composição cênica de narrativas de Axé de uma rainha africana em meu corpo de homem : caminhos!?. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 145–157, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8667114. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667114. Acesso em: 17 fev. 2022.

SANTOS FILHO, J. T. dos; COSTAS, A. M. R. . Sobre a desmontagem “Se eu fosse eu” e suas pedras fundamentais. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 158–169, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8667111. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8667111. Acesso em: 17 fev. 2022.

THEOTONIO, D. A.; GÁSPERI , M. E. R. de .; AREIAS, P. L. A obra desrotular-se: videodança, corpos dissidentes e protagonismo. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 103–116, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i2.8666961. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8666961. Acesso em: 17 fev. 2022.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Maria Alice Possani, Isa Etel Kopelman

Downloads

Não há dados estatísticos.