Resumo
As dimensões psicofísicas dos corpos atuantes na cena teatral destacam e expõem de modo crescente e polêmico as políticas de gênero nas performações e nos processos criativos da cena, evidenciando questões relativamente recentes voltadas às poéticas da criação cênica. O olhar e a atuação de um teatro contemporâneo com grupos te[1]atrais feministas têm se manifestado globalmente, sobre[1]tudo nos países africanos e latino-americanos, em que a condição de vulnerabilidade feminina é mais acentuada. No Brasil, a atenção da cena ativista é atravessada por múltiplas abordagens e estudos de gênero, práticas e pro[1]cedimentos performativos diversificados, que se desdo[1]bram em grupos artísticos e de investigação acadêmica, mobilizações e intervenções comunitárias. Esta edição é construída a partir de uma chamada para artigos que tratam de temas relativos às singulari[1]dades das questões de gênero e sexualidade presentes nas várias instâncias do processo de criação e recepção tea[1]tral, bem como nos percursos da formação des artistes da cena (laboratórios, textos, encenações, pedagogias).
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