Por um diálogo plural e fecundo

  • César Nunes Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Editorial.

Resumo

Abrir uma edição inaugural de uma Revista eletrônica é, para todo professor, uma tarefa por demais honrosa. Pois significa socializar para dimensões inusitadas a produção criteriosa e fecunda de um determinado lugar, grupo ou conjunto de pesquisadores, colegas de ofício e companheiros e companheiras de ensino, pesquisa, atuação institucional e política no campo em questão. No presente caso, tenho a alegria e a honra de anunciar o número especial da Revista Digital PAIDEIA, concebida para tornar pública a dinâmica institucional e a fecunda produção do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA, um dos destacados grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Nunes, Universidade Estadual de Campinas
Docente na Universidade Estadual de Campinas.

Referências

ANTUNES, Caio. Formação e transformação: para além do capital. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 171-175, dez. 2008. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635560. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635560.

BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Memória e história na sala de aula: a experiência do indivíduo. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 4-18, abr. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635549. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635549.

BONFIM, Cláudia Ramos de Souza; FREYRE ROACH, Eduardo Francisco. Sexualidad y educación superior en Brasil y Cuba: coordenadas analíticas para un estudio comparativo. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 19-36, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635550. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635550.

COSTA, Bruno Botelho. Conscientização: dimensões pedagógicas. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 143-156, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635556. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635556.

FERREIRA, Wanderley Jose. Tarefas e desafios da universidade na sociedade do conhecimento. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 62-88, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635552. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635552.

GAMBOA, Márcia Chaves; SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio Ancisar; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. A produção do conhecimento em Educação Física em Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe (1982-2004). Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 164-167, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635558. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635558.

MAROTIAS, Ana Silvia; MAROTIAS, Laura Valeria; FINOCCHIO, Silvia. Las marcas de la formación virtual en la configuración de las identidades docentes. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 109-120, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635554. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635554.

NUNES, César. O pedotriba e a educação física antiga: o primeiro professor, a primeira paideia e o pecado original. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 157-163, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635557. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635557.

OLIVEIRA, Fernando Bonadia de. A educação e o prólogo da Genealogia da Moral de Nietzsche. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 121-142, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635555. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635555.

RODRIGO, Lidia Maria. O Memorial acadêmico: uma reconstrução póstuma do passado. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 168-170, dez. 2008. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635559. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635559.

SANTOS, Eliane Tassi dos. Um apelo à prudência: conhecer e superar a marginalidade transcendendo as dualidades. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 176-179, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635561. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635561.

SANTOS, Eliane Tassi; CAPUSSO, Alessandra Raimundo. Professor pedagogo ou professor e pedagogo?. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 180-188, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635562. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635562.

SILVA, Vagner. Uma leitura deleuziana da Estética Transcendental. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 89-108, out. 2009. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635553. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635553.

VAZ, Fabiana Marques Leite. As linguagens da sexualidade: mito e racionalidade. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 189-200, dez. 2008. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635563. doi: https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635563.

Publicado
2009-10-20
Como Citar
Nunes, C. (2009). Por um diálogo plural e fecundo. Filosofia E Educação, 1(1), 1-3. https://doi.org/10.20396/rfe.v1i1.8635548

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)