Resumo
É com muita satisfação que apresentamos o volume 4, numero 1 da Revista Internacional de Educação Superior – RIESup, que tem por temática Formação e Trabalho Docente: desafios e perspectivas. Na nossa capa trazemos a imagem da Universidade de Salamanca (Espanha), que este ano fará 800 anos. Nas próximas edições seguiremos com a imagem até finalizarem as edições de 2018. Neste numero temos dez artigos, um relato de experiência e uma resenha.
Referências
ARIOVALDO, Thainara Cristina de Castro; NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. Nova forma de acesso ao ensino superior público: um estado do conhecimento sobre o Sistema de Seleção Unificada - SiSU. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650683. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650683.
DUARTE, Pedro; DIOGO, Fernando. Uma instituição de ensino superior na formação de professores: uma metáfora construída por dentro. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, dez. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650897. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650897.
FÁVERO, Altair Alberto; POSSEL, Bianca. Resenha: As tecnologias da informação e comunicação nos labirintos da prática educativa. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650712. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650712.
FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; FREITAS, Rejane Cunha; MOREIRA, Laélia Carmelita Portela. Inovação, TIC e docência: práticas e concepções de professores em uma IES privada. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, nov. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650880. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650880.
FRAGELLI, Thaís Branquinho Oliveira. Gamificação como um processo de mudança no estilo de ensino aprendizagem no ensino superior: um relato de experiência. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/
view/8650843. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650843.
FRANKLIN, Luiza Amália; ZUIN, Débora Carneiro; EMMENDOERFER, Magnus. Processo de internacionalização do ensino superior e mobilidade acadêmica: implicações para a gestão universitária no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650831. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650831.
LEAL, Fernanda Geremias; STALLIVIERI, Luciane; MORAES, Mário César Barreto. Indicadores de internacionalização: o que os Rankings Acadêmicos medem?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650638. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650638.
PENSIN, Daniela Pederiva. Educação superior e agenciamento: a constituição singular do professor da educação superior no presente. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650674. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650674.
PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar; PASSOS, Rogério Duarte Fernandes dos. O espaço europeu de ensino superior e cidadania europeia. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, dez. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8651136. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8651136.
SALES, Shirlei Rezende; LEAL, Rafaela Esteves Godinho. Práticas pedagógicas inovadoras na formação docente: ciborguização do currículo do curso de pedagogia. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/
view/8650710. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.
SILVA, Maurício. Universidade popular no Brasil e relações étnico-raciais: o caso da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650726. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650726.
VALLE, Ione Ribeiro. Um conceito reinterpetado ao longo do século: do intelectual individualista de Durkheim ao intelectual coletivo de Bourdieu. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 1, out. 2017. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650711. Acesso em: 07 jan. 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650711.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2017 Maria de Lourdes Pinto de Almeida, José Camilo dos Santos Filho