MODOS: Revista de História da Arte

Edição Atual

v. 8 n. 2 (2024)
Publicado em maio 31, 2024

Escopo: A revista MODOS é uma publicação especializada na área de Artes Visuais, especialmente dedicada a publicar textos que envolvam pesquisas voltadas para o campo da Teoria, Crítica e História da Arte. Enfatiza a produção artística, crítica e historiográfica dedicada às artes visuais em suas várias dimensões, dando ênfase aos lugares de exibição, à circulação, às coleções e às narrativas que instituem como percebemos, interpretamos e divulgamos a produção artística e o objeto de arte. MODOS está vinculada a seis Programas de pós-graduação em Artes/Artes Visuais (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFRGS, UFBA e UERJ). A revista aceita artigos, entrevistas e resenhas de exposições, bem como textos para dossiês temáticos, organizados por pesquisadores convidados pela Comissão Editorial ou pelos Editores.
Qualis: A2
Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes
Ano de fundação: 2017
ISSN: 2526-2963
Título abreviado: MODOS: Rev. Hist. Arte
E-mail: mfmcouto@iar.unicamp.br
Unidade: IA
Editora: Maria de Fátima Morethy Couto
Prefixo DOI: 10.24978
Licença Creative Commons

Editorial

1-21
Histórias da arte e visualidades indígenas
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8677172

Artigos - Colaborações

Gustavo Racy
22-62
O Brasil na visão dos Portugueses: Representações do povo e das terras brasileiras no século XVI
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674929
Adryan Fabrizio Pineda Repizo
64-104
¿Apropiación o canibalismo? una mirada a una vieja cuestión en el cruce entre arte y subjetividad
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674744
Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior
106-143
A infelicidade era Panofsky: Notas sobre a história da historiografia da arte de Georges Didi-Huberman como agon
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8673026
Júlio F. R. Costa
145-168
Arte NFT, um enquadramento aurático
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675802
Fernanda Mendonça Pitta
170-217
Aumentando a nascente escola brasileira: a exposição de Almeida Júnior em 1882, a aquisição de suas obras pelo governo Imperial e a questão da arte nacional
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675926
Ana Carolina Albuquerque de Moraes
219-258
Seres em metamorfose: sonhos, de Claudia Andujar, e o perspectivismo ameríndio
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675612

Dossiê - Processos curatoriais e exposições de artes indígenas na/da América Latina

Ilana Seltzer Goldstein, Arissana Braz Bonfim de Souza, Aristoteles Barcelos Neto
260-292
Processos curatoriais e exposições de artes indígenas na/da América Latina
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8676991
Glicéria Jesus da Silva
294-333
O voo do Manto e o Pouso do Manto: uma jornada pela memória Tupinambá
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675041
Lucia Hussak van Velthem
335-358
Deslumbramentos e reviravoltas: artes indígenas e exposições
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674949
Tatiana Lotierzo
360-401
O desenho e seus tempos: Iimitya, de Abel Rodríguez
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674890
Johannes Neurath
403-442
¿Un Museo Plurinacional de Antropología? sobre el proyecto reciente de actualizar el Museo Nacional de Antropología de México
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674891
Paula Berbert
444-477
Moquém_Surarî: uma exposição de arte indígena contemporânea no Museu de Arte Moderna de São Paulo
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675211
Lucia Gouvêa Pimentel, Tales Bedeschi Faria, Vanginei Leite da Silva
479-517
O sonho do machado: cerâmica tradicional dos Xakriabá e a galeria de arte
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675006
Florêncio Rekayg Fernandes, Josiéli Spenassatto
519-559
Vozes Indígenas, Acervos e Arquitetura: notas Sobre um Projeto Colaborativo
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674956
Laura Burocco
561-599
Processos coletivos de aprendizados dentro de espaços institucionais de arte. As exposições Nhe’ Porã: memória e transformação de Daiara Tukano e Escola Panapaná de Denilson Baniwa
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675004
Lucas Icó
601-632
Maraka’nà Ra Pé: espaço-dispositivo e a deriva do sentido
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675005
Marcia Arcuri
634-662
Entre imagens, objetos, experiências e mundos: as redes discursivas das artes ameríndias
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675013
Felipe Milanez, Arissana Pataxó, Yacuna Tuxá, Ziel Karapotó, Juliana Alves Xukuru, Lucia Sá, Pedro Mandagará , Olinda Tupinambá, Graciela Guarani, Glicéria Tupinambá, Gustavo Caboco, Sérgio Kuhamatí Tuxá
664-704
O fazer coletivo como método curatorial: arte indígena, re-ocupações e disputas contra o imaginário colonial
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674997
Gerciane Maria da Costa Oliveira
706-726
Chico da silva, o pioneiro da arte indígena? a dinâmica de reclassificação do artista acreano em recentes exposições
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675001
Sandra Benites, Anita Ekman, Fernanda Ribeiro Amaro
728-737
A história da arte como histórias das florestas. Reflexões sobre protagonismo feminino a partir da exposição Ka’a Body : cosmovisões da floresta
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675009
Ver Todas as Edições