MODOS: Revista de História da Arte

Edição Atual

v. 7 n. 3 (2023)
Publicado em setembro 25, 2023

Escopo: A revista MODOS é uma publicação especializada na área de Artes Visuais, especialmente dedicada a publicar textos que envolvam pesquisas voltadas para o campo da Teoria, Crítica e História da Arte. Enfatiza a produção artística, crítica e historiográfica dedicada às artes visuais em suas várias dimensões, dando ênfase aos lugares de exibição, à circulação, às coleções e às narrativas que instituem como percebemos, interpretamos e divulgamos a produção artística e o objeto de arte. MODOS está vinculada a seis Programas de pós-graduação em Artes/Artes Visuais (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFRGS, UFBA e UERJ). A revista aceita artigos, entrevistas e resenhas de exposições, bem como textos para dossiês temáticos, organizados por pesquisadores convidados pela Comissão Editorial ou pelos Editores.
Qualis: A2
Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes
Ano de fundação: 2017
ISSN: 2526-2963
Título abreviado: MODOS: Rev. Hist. Arte
E-mail: mfmcouto@iar.unicamp.br
Unidade: IA
Prefixo DOI: 10.24978
Licença Creative Commons

Dossiê - Um inventário de instantes: coleções, acervos e conexões com a história da arte

Marize Malta, Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, Maria de Fátima Morethy Couto
233-264
Em alguns instantes, mais uma coleção de arte e mais um estudo sobre coleções...
PDF
Alessandra Paiva Simões
266-287
Coleção ESCALA: um acervo britânico e suas conexões com a internacionalização da arte latino-americana
PDF
Glaucia Villas Bôas
289-322
As cartas chilenas de Mario Pedrosa
PDF
Cristielen Ribeiro Marques, Lisbeth Rebollo Gonçalves
324-357
Coleções Patricia Phelps de Cisneros e Eduardo Costantini: histórias conectadas no colecionismo da Arte Latino-Americana
PDF
Felipe Chaimovich
359-376
A coleção invisível dos espelhos de Versalhes
PDF
Luiz Alberto Ribeiro Freire
378-404
A coleção de Maquinetas de Francisco Portugal Guimarães
PDF
Maria Teresa Silveira
406-432
Casa, colecionismo e decoração: o estilo Barroco brasileiro
PDF
Diego Souza de Paiva
434-468
Sob o signo da falta: o Museu Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, um inventário de instantes e suas relações com a história da arte
PDF
German Alfonso Nunez
470-503
A pastora dos artistas e os amigos do museu: O Museu de Arte Moderna de São Paulo, seus círculos de sociabilidade e a reconstrução do seu acervo (1968-1982)
PDF
Joseania Miranda Freitas
505-525
El arte prehispánico como inspiración para descolonizar los museos de arte decorativo: informe sobre una experiencia docente
PDF (Español (España))
Tatiana da Costa Martins
527-552
Harald Szeeman, o colecionador de obsessões
PDF
Fabriccio Miguel Novelli Duro
554-593
Iniciativas privadas em nome da arte brasileira: o lugar da Exposição Geral de 1884 no colecionismo institucional da Academia Imperial de Belas Artes
PDF
Priscilla Perrud Silva
595-615
A vida e a morte de uma coleção de gravura: o acervo de Paulo Menten no Núcleo de Gravadores de São Paulo - NUGRASP (1960-1970)
PDF
Maria Inez Turazzi
617-646
Brasilianas visuais: novos olhares sobre coleções pluridimensionais
PDF
Bianca Andrade Tinoco
648-678
O Programa Patronos da Arte Contemporânea e a coleção da Pinacoteca do Estado de São Paulo
PDF
Fabíola Cristina Alves
680-707
Arte Correio entre contextos: a coleção do NAC-UFRN e outras conexões
PDF
Yacy-Ara Froner Gonçalves, Bruno Henrique Fernandes Gontijo
709-737
A galeria 512 do MoMA: deslocamentos artísticos e a perpetuação de uma narrativa
PDF
Ver Todas as Edições