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Chamada para Dossiê - Uma ocorrência recorrente: bienais e exposições periódicas de arte contemporânea

2020-12-01

No atual momento de escalada dos casos de Covid-19 no país, ainda pairam dúvidas sobre a repetição ‘obstinada’, conforme anotou Vilém Flusser na ocasião da décima edição da Bienal de São Paulo. Perto de completar 70 anos de existência, em 2021, existe a possibilidade de que um novo hiato devolva a exposição aos anos ímpares, como quando de sua criação. Sem pretender aderir ao tom celebratório ou mesmo se restringir ao evento paulistano, este dossiê abordará as bienais, trienais, documentas e afins, procurando articular duas dimensões poucas vezes analisadas simultaneamente. Por um lado, as bienais são instituições de mais de um século de existência, com reconhecida importância desde o final do século XIX, tendo desempenhado papel fundamental tanto na formação de um circuito internacional para a arte moderna e contemporânea, como para a promoção do consumo cultural ligado ao turismo e aos grandes eventos. Por outro lado, a proliferação das bienais nas últimas três décadas, nos mais diversos países, fazem da ‘bienalização’ um fenômeno específico da arte contemporânea e um traço característico do ‘global turn’, correlativo às novas configurações da geopolítica das artes e de seus mercados transnacionais. As reflexões sobre esse contexto contemporâneo se fazem, porém, com frequência, sem articulação com a perspectiva de longa duração e a história institucional. Pensar esse movimento específico pós-1989 e, ao mesmo tempo, as origens e transformações de modelo Bienal ao longo do último século e meio, é a proposta deste dossiê. É necessário pensar efemeridades e permanências, heranças materiais e imateriais deixadas pelos sucessivos eventos, e propor uma reflexão crítica que se torna tanto mais urgente diante de um possível esgotamento desse modelo, cuja sobrevivência se vê ameaçada pela crise atual.

Prazo de submissão: 31 de janeiro de 2021.

Organizadores: Gabriel Ferreira Zacarias (Universidade Estadual de Campinas) Vinicius Pontos Spricigo (Universidade Federal de São Paulo).

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Edição Atual

v. 4 n. 3 (2020)
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Publicado: 2020-09-01

Editorial

Dossiê: O retorno a Aby Warburg no discurso historiográfico artístico

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