Banner Portal

Pro-Posições

Número actual

Vol. 35 (2024)
Publicado mayo 6, 2024

Escopo: Pro-Posições é um fórum para a apresentação e discussão de novas pesquisas e abordagens teóricas que, independentemente da área de conhecimento, contribuam para a reflexão crítica sobre as várias dimensões da Educação. A revista acolhe a produção original do campo e publica artigos em diferentes formatos, gêneros e estilos. O periódico ocupa uma posição consolidada como uma das principais publicações na área das Ciências da Educação, atingindo significativa variedade temática e conceitual e oferecendo um amplo escopo internacional, apoiado por seu corpo editorial. São publicados artigos, ensaios e revisões bibliográficas originais. Textos submetidos são apreciados supondo-se que não foram previamente publicados e que não estão sendo examinados para publicação por nenhum outro periódico ou editora.
Qualis: A1
Área do conhecimento: Ciências Humanas
Ano de fundação: 1990
e-ISSN:  1980-6248
Título abreviado: Pro-Posições
E-mail: proposic@unicamp.br
Unidade: FE
Editor: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Prefixo DOI: 10.1590 (SciELO)
Licença Creative Commons

Artigos

e2024c0101BR
Sujeitos históricos e ensino sob a ótica de Eduardo Coutinho: proposta para a formação de professores de história
REMOTO (Português (Brasil)) REMOTO (English)
e2024c0102EN
Consideraciones sobre la educación secundaria, la deserción escolar y la juventud en el contexto de la pandemia en Argentina
REMOTO (English)
e2024c0103BR
La política educativa de la nueva Base Común Curricular Nacional (BCCN): un análisis desde la biopolítica
REMOTO (Português (Brasil)) REMOTO (English)
e2024c0104BR
Sínteses da apropriação do conceito de Educação Estética de Vigotski no Ensino de Arte brasileiro (2006-2020)
REMOTO (Português (Brasil)) REMOTO (English)
e2024c0105BR
Los efectos del mayo del 68 en la trayectoria de jacques rancière: la dicotomía althusseriana entre la ciencia y la ideología puesta en jaque
REMOTO (Português (Brasil)) REMOTO (English)
e2024c0106BR
As pessoas que passavam xingavam ela de “macaca”: as facetas do racismo em textos infantis
REMOTO (Português (Brasil)) REMOTO (English)
e2024c0201BR
Violência escolar e o exercício da autoridade do professor: um estudo com adolescentes de São Paulo
REMOTO (Português (Brasil)) REMOTO (English)
e2024c0301BR
Paulo Freire y bell hooks: un encuentro en los Estados Unidos
PDF (Português (Brasil)) PDF (English)
e2024c0302BR
Desenvolvimento profissional e preocupações docentes: uma análise com professores de educação física brasileiros
PDF (Português (Brasil)) PDF (English)
e2024c0303BR
Palhaceando pelo Brasil: um panorama sobre o ensino de palhaças e palhaços brasileiros
PDF (Português (Brasil)) PDF (English)
e2024c0304BR
Crítica e virtude como autoformação do sujeito: Judith Butler como leitora de Michel Foucault
PDF (Português (Brasil)) PDF (English)
e2024c0305BR
El derecho a la educación infantil en/del campo
PDF (Português (Brasil)) PDF (English)

Leituras e Resenhas

Antonio Carlos Dias Júnior, Aline de Souza Pereira
e2024d0201BR
Constelações freirianas: lutas, afetos e memórias
REMOTO (Português (Brasil))
Ieda Parra Barbosa-Rinaldi , Camila Rinaldi Bisconsini, Ademir Faria Pires, Lara Vinholes, Juliana Pizani
e2024d0202BR
Memórias de professoras e o uso de cartas como ferramenta pedagógica
REMOTO (Português (Brasil))
Arcenira Resende Lopes Targino
e2024d0203BR
Narrativas míticas como patrimônio da cultura imaterial do Ibitipoca
REMOTO (Português (Brasil))
Ver todos los números