Banner Portal
Editorial
PDF

Palavras-chave

Editorial

Como Citar

MIORIM, Maria Ângela; CARVALHO, Dione Lucchesi de. Editorial. Zetetike, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 7–8, 2014. DOI: 10.20396/zet.v22i41.8646575. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646575. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste primeiro número de 2014 da Revista Zetetiké, apresentamos aos nossos leitores quatro artigos, um relato de experiência, uma crônica e uma resenha. O primeiro artigo, intitulado ”Construindo significado para expressões numéricas multiplicativas a partir do jogo de mensagem”, é de autoria de Gabriela dos Santos Barbosa e Sandra M. P. Magina, docentes, respectivamente, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Estadual de Santa Cruz-BA. Utilizando como referencial a Teoria dos Campos Conceituais, as autoras analisam as estratégias empregadas por 22 estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, ao participarem de um jogo que favorece a construção de significados para expressões numéricas envolvendo duas multiplicações.

https://doi.org/10.20396/zet.v22i41.8646575
PDF

Referências

BARBOA, G. dos S.; MAGINA, S. M. P. Construindo Significado para expressões numéricas multiplicativas a partir do jogo de mensagem. Zetetike, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 9–30, 2014. DOI: 10.20396/zet.v22i41.8646576. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646576. Acesso em: 1 dez. 2023.

SOUZA, E. G.; BARBOSA, J. C. Contribuições teóricas sobre aprendizagem matemática na modelagem matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 31–58, 2014. DOI: 10.20396/zet.v22i41.8646577. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646577. Acesso em: 1 dez. 2023.

BORTOLI, G.; MARCHI, M. I.; GIONGO, I. M. Entrecruzamentos do pensamento etnomatemático e da história Da matemática: possibilidades para uma prática pedagógica. Zetetike, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 59–82, 2014. DOI: 10.20396/zet.v22i41.8646578. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646578. Acesso em: 1 dez. 2023.

CORREIA, P. F.; FERNANDES, J. A. Intuições de alunos do 9º. Ano em acontecimentos independentes. Zetetike, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 83–113, 2014. DOI: 10.20396/zet.v22i41.8646579. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646579. Acesso em: 1 dez. 2023.

PIVATTO, W.; SILVA, S. de C. R. da. Mapas conceituais: estratégia pedagógica para a construção de conceitos históricos na disciplina de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 115–141, 2014. DOI: 10.20396/zet.v22i41.8646580. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646580. Acesso em: 1 dez. 2023.

MILANI, R.; LIMA, I. G. de. Raquel entrevista Isolda que entrevista Raquel: uma conversa sobre diálogo. Zetetike, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 143–158, 2014. DOI: 10.20396/zet.v22i41.8646581. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646581. Acesso em: 1 dez. 2023.

BARBOSA, E. P. Educação estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 159–166, 2014. DOI: 10.20396/zet.v22i41.8646582. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646582. Acesso em: 1 dez. 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.