Resumo
Este primeiro número do volume 21 da Zetetiké, referente ao ano de2013, tem para nós um significado muito especial. Com a sua edição, a revistacompleta duas décadas de existência. Foram vinte anos dedicados àdivulgação de trabalhos da Área de Educação Matemática, em especial deautores brasileiros, o que nos possibilitou momentos ricos de trocas, masexigiu determinação e envolvimento de muitas pessoas. Por isso, agradecemosa todos aqueles que contribuíram de formas variadas para que nossa revistachegasse até este momento. Em especial, agradecemos à direção da FE; aosfuncionários do setor de publicação da FE, em particular ao Mike; aosEditores; à Comissão Editorial; aos Autores; à Comissão de Pareceristas; aosRevisores, em especial à Leda, que nos acompanha durante anos; aosdiagramadores; ao Francisco, pelo auxílio em vários momentos,particularmente no processo de implantação da nova plataforma; aos leitores;e às instituições que, por meio de aquisição ou permuta, contribuíram para adivulgação e a manutenção de nosso periódico, e a outros que deram sua contribuição.
Referências
MIORIM, M. Ângela; CARVALHO, D. L. de. 20 Anos de Zetetiké. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 11–18, 2014. DOI: 10.20396/zet.v21i39.8646596. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646596. Acesso em: 23 nov. 2023.
SILVA, M. A. da; PIRES, C. M. C. A riqueza nos currículos de matemática do ensino médio: em busca de critérios para seleção e organização de conteúdos. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 19–52, 2014. DOI: 10.20396/zet.v21i39.8646597. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646597. Acesso em: 23 nov. 2023.
MENEGHETTI, R. C. G.; DALTOSO JUNIOR, S. L. Etnomatemática no contexto de empreendimentos em economia solidária: o caso de uma marcenaria coletiva feminina. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 53–76, 2014. DOI: 10.20396/zet.v21i39.8646598. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646598. Acesso em: 23 nov. 2023.
ALMEIDA, F. E. L. de; LIMA, A. P. de A. B. Negociações do contrato didático na passagem da linguagem natural para a linguagem algébrica e na resolução da equação no 8º ano do ensino fundamental. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 77–102, 2014. DOI: 10.20396/zet.v21i39.8646599. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646599. Acesso em: 23 nov. 2023.
BARBOSA, L. N. S. C. de; SILVA, M. R. da. A participação da história no ensino de matemática : pontos de vista historiográfico e pedagógico. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 103–120, 2014. DOI: 10.20396/zet.v21i39.8646600. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646600. Acesso em: 23 nov. 2023.
GOULART, J. S. S.; DIAS, A. L. M. Desenhos e gráficos na produção de significados pelos alunos participantes de um curso de geometria analítica. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 121–154, 2014. DOI: 10.20396/zet.v21i39.8646601. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646601. Acesso em: 23 nov. 2023.
TEIXEIRA, P. J. M.; PASSOS, C. C. M. Um pouco da Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Guy Brousseau. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 155–168, 2014. DOI: 10.20396/zet.v21i39.8646602. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646602. Acesso em: 23 nov. 2023.
SANTANNA, N.; PALIS, G. de L. R.; NEVES, M. A. C. M. Transpondo obstáculos: da aritmética para a álgebra. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 169–196, 2014. DOI: 10.20396/zet.v21i39.8646603. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646603. Acesso em: 23 nov. 2023.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática