Resumo
Este é o segundo número do volume 25 da revista Zetetiké, relativo ao ano de 2017. Publicamos oito (8) artigos que foram produzidos por 10 autores brasileiros e um de Portugal. Iniciamos com três artigos sobre história da educação matemática e seguimos com dois sobre representações, um sobre práticas de ensinar e aprender estatística em sala de aula na perspectiva da modelagem e, por fim, outros dois trabalhos sobre formação de professores que ensinam matemática.
Referências
FERNANDES, F. S. Histórias da posição cientifico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil: sistematização e perspectivas. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 222–239, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i2.8648546. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648546. Acesso em: 15 dez. 2023.
CARVALHO, J. B. P. de. Livros de matemática na América Espanhola, durante o século XIX. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 240–253, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i2.8647053. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647053. Acesso em: 15 dez. 2023.
VALENTE, W. R. Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 254–264, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i2.8648206. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648206. Acesso em: 15 dez. 2023.
VISEU, F. Representações na aprendizagem da derivada de uma função por alunos do ensino secundário. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 265–288, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i2.8649274. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649274. Acesso em: 15 dez. 2023.
ANDRADE FILHO, B. M. de; RAUEN, F. J. Conversão de registros de representação semiótica: análise guiada pela teoria da relevância. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 289–304, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i2.8647171. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647171. Acesso em: 15 dez. 2023.
MENDONÇA, L. O.; LOPES, C. E. Reflexões sobre a ação pedagógica no desenvolvimento da modelagem matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 305–323, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i2.8648493. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648493. Acesso em: 15 dez. 2023.
BASSO, M.; NOTARE, M. R. Gênese Instrumental do GeoGebra na Formação de Professores. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 324–344, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i2.8647864. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647864. Acesso em: 15 dez. 2023.
COELHO, M. A. V. M. P. Grupos colaborativos na formação de professores: uma revisão sistemática de trabalhos brasileiros. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 345–361, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i2.8647600. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647600. Acesso em: 15 dez. 2023.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2017 Zetetike