Banner Portal
Noigrandes, Nonada, Zetetiké
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação matemática

How to Cite

FONTES, Joaquim Brasil. Noigrandes, Nonada, Zetetiké. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 9–12, 1994. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646921. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646921. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Quem pronuncia esta frase, numa tragédia de Sófocles, é Édipo, que está a procura do assassino de Laio, filho de Lâmbdakos. Para expressar a ideia de "investigar", "fazer uma pesquisa", "partir em busca de", ele usa o verbo grego dzetéo, cognato de nosso dzetetiké. Conhecemos, todos nós, o resultado da sinistra enquete: examinando pistas, interrogando signos e seguindo índices, Édipo descobre que Laio é seu pai, do qual ele próprio é o assassino.

https://doi.org/10.20396/zet.v2i2.8646921
PDF (Português (Brasil))

References

FONTES, J. B. Noigrandes, Nonada, Zetetiké
p.9-12. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646921. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646921.

PAIS, L. C. A representação de corpos redondos no ensino da geometria
p.13-24. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646922. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646922.

BARANAUSKAS, M. C. C.; MISKULIN, R. G. S. Logo-tridimensional como estratégia para a exploração de geometria espacial
p.25-36. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646923. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646923.

RABELO, E. H.; LORENZATO, S. A. Ensino da matemática: reflexões para uma aprendizagem significativa
p.37-46. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646924. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646924.

BARUK, D. Critérios norteadores para a adoção da modelagem matemática no ensino secundário e fundamental
p.47-60. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646925. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646925.

BICUDO, M. A. V.; CHAMIE, L. M. S. Compreendendo e interpretando as dificuldades sentidas pelos alunos ao estarem com a matemática
p.61-70. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646926. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646926.

SILVA, C. M. S. da. A concepção de matemática de Augusto Comte
p.71-84. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646927. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646927.

KALEFF, A. M. M. R. Uma aplicação do conceito de simetria axial plana visando um ensino interdisciplinar
p.85-91. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646928. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646928.

FERREIRA (MIKE), J. A. Normas e Assinatura. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2014. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646929. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646929.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0

Downloads

Download data is not yet available.