Banner Portal
Noigrandes, Nonada, Zetetiké
PDF

Palavras-chave

Educação matemática

Como Citar

FONTES, Joaquim Brasil. Noigrandes, Nonada, Zetetiké. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 9–12, 1994. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646921. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646921. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Quem pronuncia esta frase, numa tragédia de Sófocles, é Édipo, que está a procura do assassino de Laio, filho de Lâmbdakos. Para expressar a ideia de "investigar", "fazer uma pesquisa", "partir em busca de", ele usa o verbo grego dzetéo, cognato de nosso dzetetiké. Conhecemos, todos nós, o resultado da sinistra enquete: examinando pistas, interrogando signos e seguindo índices, Édipo descobre que Laio é seu pai, do qual ele próprio é o assassino.

https://doi.org/10.20396/zet.v2i2.8646921
PDF

Referências

FONTES, J. B. Noigrandes, Nonada, Zetetiké
p.9-12. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646921. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646921.

PAIS, L. C. A representação de corpos redondos no ensino da geometria
p.13-24. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646922. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646922.

BARANAUSKAS, M. C. C.; MISKULIN, R. G. S. Logo-tridimensional como estratégia para a exploração de geometria espacial
p.25-36. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646923. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646923.

RABELO, E. H.; LORENZATO, S. A. Ensino da matemática: reflexões para uma aprendizagem significativa
p.37-46. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646924. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646924.

BARUK, D. Critérios norteadores para a adoção da modelagem matemática no ensino secundário e fundamental
p.47-60. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646925. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646925.

BICUDO, M. A. V.; CHAMIE, L. M. S. Compreendendo e interpretando as dificuldades sentidas pelos alunos ao estarem com a matemática
p.61-70. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646926. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646926.

SILVA, C. M. S. da. A concepção de matemática de Augusto Comte
p.71-84. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646927. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646927.

KALEFF, A. M. M. R. Uma aplicação do conceito de simetria axial plana visando um ensino interdisciplinar
p.85-91. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2009. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646928. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646928.

FERREIRA (MIKE), J. A. Normas e Assinatura. Zetetike, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2014. DOI: 10.20396/zet.v2i2.8646929. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646929.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.