Banner Portal
Editorial
PDF

Palavras-chave

Editorial

Como Citar

FIORENTINI, D.; DASSIE, B. A. Editorial. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 3, p. 439–440, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i3.8654291. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654291. Acesso em: 23 fev. 2024.

Resumo

Este é o terceiro número do volume 26 da revista Zetetiké (v. 26, n. 3), relativo ao ano de 2018. Com este fascículo, que completa o terceiro ano da revista com periodicidade quadrimestral, publicamos 10 artigos que foram escritos por 22 autores, sendo 50% do Brasil e 50% do exterior (Argentina, México e Portugal). A metade dos trabalhos (cinco) tem como foco de estudo o professor que ensina matemática, sendo três com foco de estudo no desenvolvimento profissional do professor e na aprendizagem docente e dois como foco na relação que o professor estabelece com os processos e metodologias de ensino. Dois trabalhos têm como foco de análise e discussão a aprendizagem dos alunos em contextos específicos e três desenvolvem estudos relativos à história de seu ensino no Brasil, em diferentes épocas e contextos.

https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8654291
PDF

Referências

LOSANO, A. L. Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores iniciantes que participam de comunidades investigativas. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 3, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i3.8650646. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650646. Acesso em: 5 jan. 2024.

BRUNHEIRA, L.; PONTE, J. P. da. Desenvolvendo o raciocínio espacial na formação inicial de professores dos primeiros anos. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 3, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i3.8652882. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8652882. Acesso em: 5 jan. 2024.

RODRIGUES, C.; PONTE, J. P. da; MENEZES, L. Prática de discussão coletiva de uma professora em Álgebra. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 3, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i3.8651653. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8651653. Acesso em: 5 jan. 2024.

ROSALES-ANGELES, B.; FLORES-MEDRANO, E.; ESCUDERO-AVILA, D. I. Aprendizaje basado en proyectos: explorando la caracterización personal del profesor de matemáticas. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 3, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i3.8650908. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650908. Acesso em: 5 jan. 2024.

COSTA, M. C.; DOMINGOS, A. M.; TEODORO, V. M. Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 3, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i3.8651176. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8651176. Acesso em: 5 jan. 2024.

ALMEIDA, J. R. de; SANTOS, M. C. dos. Desenvolvimento do pensamento algébrico: proposição de um modelo para os problemas de partilha. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 3, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i3.8650717. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650717. Acesso em: 5 jan. 2024.

AZEVEDO, G. T.; MALTEMPI, M. V.; LYRA-SILVA, G. G. M. V. Processo formativo do aluno em matemática : jogos digitais e tratamento de Parkinson. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 3, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i3.8651962. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8651962. Acesso em: 5 jan. 2024.

MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. O estrangeiro aprendera a falar a língua do imperador... A lógica do traçado. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 3, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i3.8649929. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649929. Acesso em: 5 jan. 2024.

TRINDADE, D. de A.; SILVA, M. C. L. da. Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 3, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i3.8650703. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650703. Acesso em: 5 jan. 2024.

FERREIRA, A. R. C.; GOMES, M. L. M. Ensino de Matemática na EJA: Betim (MG), década de 1990. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 3, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i3.8652626. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8652626. Acesso em: 5 jan. 2024.

FIORENTINI, D.; DASSIE, B. A. Lista de Pareceristas Ad-Hoc. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 3, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654295. Acesso em: 5 jan. 2024.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Zetetike

Downloads

Não há dados estatísticos.