Resumo
Apresentação do volume 27 da revista Línguas e Instrumentos Linguísticos publicado em 2024.
Referências
ASSIS, Paloma Bianca Lopes de. Orlandi, E. P. Argumentação e Análise do Discurso: conceito e análises. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e024003, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8675921. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8675921. Acesso em: 10 dez. 2024.
BAALBAKI, Angela Corrêa Ferreira; SILVEIRA, Luciane Cruz; PRATES, Magno Prado Gama; COSSO, Jessica Silva. Um processo de produção de sinalários sobre sinais de pesquisadores em AD/HIL: por uma divulgação de saberes. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e024007, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8676666. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8676666. Acesso em: 10 dez. 2024.
BARBAI, Marcos Aurelio. No saber linguístico do Brasil, uma incidência da Psicanálise: Claudia Thereza Guimarães de Lemos. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e024012, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8678362. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8678362. Acesso em: 10 dez. 2024.
COLAÇA, Joyce Palha; MARIANI, Bethania. Política linguística como política de domínio territorial: o departamento de defesa norte-americano e as critical languages. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e024001, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8675060. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8675060. Acesso em: 10 dez. 2024.
LEANDRO, Érica Gonçalves; ORLANDI, Eni Puccinelli. A formação do sujeito-autor: uma abordagem da argumentação na perspectiva discursiva. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e0240118, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8676081. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8676081. Acesso em: 10 dez. 2024.
MENEZES, Marcus Vinícius Alves. Divulgação científica e cartilhas digitais: discursos sobre informação. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e024005, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8676414. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8676414. Acesso em: 10 dez. 2024.
NASCIMENTO, Lucas. Corpo preto sem cabelo, humilhação de atriz estadunidense e emoções humanitárias: a piada no Oscar 2022. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e024014, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8678016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8678016. Acesso em: 10 dez. 2024.
PEREIRA, Anderson de Carvalho. Uma análise das recomendações de tipos e usos de dicionários escolares do Plano Nacional do Livro Didático. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e024010, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8676986. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8676986. Acesso em: 10 dez. 2024.
PRATA, Patricia; MANTOVANI, Lara. Reflexões sobre o ensino de Latim: um panorama histórico da presença do Latim nas grades curriculares de cursos de Letras no estado de São Paulo. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e0240124, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8676486. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8676486. Acesso em: 10 dez. 2024.
RIBEIRO, Andrei; TULLIO, Cláudia Maris; FERNANDES, Célia Bassuma. Sentidos em torno do verbo “doutrinar”em dicionários on-line à luz da Lexicografia Discursiva. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e024006, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8676641. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8676641. Acesso em: 10 dez. 2024.
SÁ, Kleiane Bezerra de; LIMA , Antônia Sabrina Teixeira; MACHADO, Arthur Lopes; SILVA , Ana Beatriz Rodrigues da. Gêneros nativos digitais: Pontuando contribuições para o ensino . Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e024013, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8677918. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8677918. Acesso em: 10 dez. 2024.
SANTANA, Monik Milany Santos; CORTES, Gerenice Ribeiro de Oliveira. A solidão da mulher negra discursivizada nas mídias digitais: discurso racista, memória e resistência. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e024015, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8678114. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8678114. Acesso em: 10 dez. 2024.
SARIAN, Maristela Cury. Ensino de gramática na universidade: efeitos na formação de professores de Língua Portuguesa. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e024002, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8675794. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8675794. Acesso em: 10 dez. 2024.
SOKOLOWICZ, Laura. Política linguística eurocêntrica e imperialismo cultural: o marco comum de referência europeu para as línguas no ensino de Espanhol no Brasil. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e024004, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8675765. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8675765. Acesso em: 10 dez. 2024.
ZILLI, Mariana Vicente. Das sombras às cores: a verbetização de palavras do movimento LGBT. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e024009, 2024. DOI: 10.20396/lil.v27i00.8676699. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8676699. Acesso em: 10 dez. 2024

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Línguas e Instrumentos Linguísticos