Banner Portal
v. 13 n. 1 (2021): Temática: Mulheres em movimento na filosofia e educação
Temática: Mulheres em movimento na filosofia e educação

Imagem de capa: Claudyo Casares Ateliê & Galeria - "A luta pela terra" http://www.flickr.com/photos/claudyocasares/

Editorial

Silvio Sánchez Gamboa, Elizabete Amorim, Livia Guedes
1884-1890
Editorial
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8665489
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8665489

Dossiê

Cassandra Rúbia Marques da Silva, Luciene Maria Bastos Bastos
1891-1916
Representações femininas e as lutas pela emancipação por meio da educação e da escrita
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8664172
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8664172
Amanda Pereira da Silva Azinari, Elizabeth Ângela dos Santos Torsi, Waldineia Antunes de Alcântara Ferreira
1891-1906
Mulheres CoMVidas : indígenas, brancas, negras, professoras, universitárias, mulheres de comunidades
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8664188
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8664188
Bárbara Simões Barreto de Araújo, Davi Maia Rocha, Fábio Pessoa Vieira
1917-1937
Pensando num ensino de ciências decolonial a partir da poesia eu-mulher de Conceição Evaristo
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8664162
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8664162
Ana Carla de Moraes da Silva, Beatriz Araújo da Silva
1938-1963
Educação, artes e os saberes ancestrais no combate ao racismo: afetos, memórias e resistências
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8664181
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8664181
Marcos Antônio Bessa-Oliveira
1964-1995
Arte, cultura, educação, COVID-19 & o pensamento descolonial crítico biogeográfico fronteiriço: por uma pedagogia/filosofia da libertação de corpos, almas e fazeres culturais
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8662003
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8662003
Adriana Miranda Pimentel, Paulo Alberto Sobral de Moraes
1996-2019
Narrativas de estudantes de comunidades tradicionais no ensino superior: histórias de formação
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8657954
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8657954
Neuza Ferreira Rodrigues, Sônia Maria Lira Ferreira
2020-2055
As implicações da reforma do novo ensino médio na prática e na formação docente em filosofia
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8664187
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8664187

Artigos

Jaildo Vilas Bôas Junior, Kátia Oliver de Sá, Moisés Henrique Zeferino Alves
2056-2081
A lógica na construção de perguntas de investigação na produção do conhecimento stricto sensu
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8663836
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8663836
Paulo Eduardo Lopes da Silva
2082-2093
Educação e a tarefa de desconstruir a história da ontologia
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8661007
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8661007
Natália Yoko Iha
2094-2125
Perspectivas didáticas do ensino de filosofia a distância : um olhar sobre o curso do centro de mídias SP
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8661847
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8661847
Heitor Lopes Negreiros, Franceila Auer, Rennati Taquini
2126-2147
Educação de jovens e formação para a cidadania no ensino médio: interlocuções com Platão e Adorno
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8664613
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8664613

Ensaios

Luan Alves dos Santos Ribeiro
2148-2171
Apontamentos para uma educação como exercício de espanto
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8662123
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8662123
Bruno Hümmelgen
2172-2196
É possível defender a ciência contra as ideologias?
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8660277
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8660277

Resenha

Simone Lucas Gonçalves de Oliveira (Resenhista)
2197-2203
Nós: compreensões em torno da relação entre o homem e a internet
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8663479
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i1.8663479