Banner Portal
v. 8 n. 2 (2016): O mundo (de) Pedro Goergen
O mundo (de) Pedro Goergen

A ironia do prof. Pedro não pode ser confundida com sarcasmo, que etimologicamente significa dilacerar carne. Pelo contrário, a ironia goergiana sempre açulou o aluno a refletir sobre os conceitos que estavam sendo investigados. Ao proceder dessa forma o prof. Pedro sempre respeitou seus alunos, assim como foi respeitado por eles.

Antônio Zuin e Belarmino César da Costa

Editorial

Roberto Goto
1-6
Dimensões de um intelectual crítico
https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8647099
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8647099

Dossiê

Antonio Joaquim Severino
7-26
A Filosofia da Educação como hermenêutica da contemporaneidade
https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8647062
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8647062
Luiz Roberto Gomes
27-43
O diálogo como fundamento político da democracia
https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646393
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646393
Hans-Georg Flickinger
44-61
Fontes de conflito na Pedagogia contemporânea
https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646490
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646490
Antônio Zuin, Belarmino César Guimarães da Costa
62-78
Ética e formação: o elogio ao processo argumentativo
https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646397
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646397
Margarita Rosa Sgró
79-96
Crítica, emancipación y educación
https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646442
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646442
Eldon Henrique Mühl
97-120
Mundo da vida e educação: racionalidade e normatividade
https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646391
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646391
Antonio Gomez Ramos
121-140
Arendt y Benjamin: algo más que una amistad, algo distinto de unas coincidencias
https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646427
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646427
Angelo Vitório Cenci, Cláudio Almir Dalbosco
141-167
Educação Superior e formação humana: um diálogo com Pedro Goergen
https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8647118
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8647118

Artigos

Rafael Rossi
168-193
Educação e ideologia: uma análise ontológica
https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8645985
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8645985
Tiago Nicola Lavoura
194-218
O ceticismo epistemológico e a agenda pós-moderna: implicações para o trabalho educativo
https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646510
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8646510
Alexandra Vanessa de Moura Baczinski
219-253
Educação escolar brasileira e suas possibilidades latentes de contribuição à educação omnilateral
https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8645960
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8645960

Relato de Experiência

Robson Gabioneta
254-269
Ensino de Filosofia na educação infantil
https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8645919
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8645919