Banner Portal
v. 3 n. 1 (2017): jan./abr.: Temática: Políticas de Educação Superior e Trabalho Docente
jan./abr.: Temática: Políticas de Educação Superior e Trabalho Docente

Editorial

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, José Camilo Santos Filho
1-5
Editorial: Políticas de educação superior e trabalho docente
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7753
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7753

Artigos

Breno Antonio Sponchiado
6-26
As concepções de “Nova Universidade” e “Multiversidade” de José Mariano da Rocha Filho: modernização conservadora
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7654
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7654
Margarita Victoria Rodríguez, Jorismary Lescano Severino, Caroline Maciel, Silvia Helena Andrade de Brito
27-45
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e as relações público/privadas no ensino superior
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7675
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7675
Gabriella de Camargo Hizume, Gladys Beatriz Barreyro
46-65
O mecanismo experimental de acreditação do Mercosul (MEXA): a construção de um processo regional de certificação de qualidade de cursos de graduação
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7680
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7680
Gustavo Mejía Pérez, Óscar Espinoza Ortega
66-89
Condiciones laborales y socioeconómicas de estudiantes y egresados de una institución de educación superior en el Periurbano de la zona Metropolitana del Valle de México: un estudio exploratorio
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7674
ESPANHOL (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7674
Altair Alberto Fávero, Diego Bechi
90-113
O financiamento da educação superior no limiar do século XXI: o caminho da mercantilização da educação
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7688
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7688
María Soledad Oregioni
114-133
La internacionalización universitaria desde una perspectiva situada: tensiones y desafíos para la región Latinoamericana
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7667
ESPANHOL (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7667
Rivaldo José de Souza Silva
134-149
Análise do rendimento dos alunos com o uso do AVA Moodle como ferramenta de apoio na disciplina Música Brasileira.
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7681
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7681
Martín Unzué
150-166
La política de fomento a la formación de doctores y la docencia universitaria en Argentina: algunas tensiones no resueltas
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7724
ESPANHOL (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7724
Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Marilia Costa Morosini
167-185
A educação superior à luz da produção do conhecimento: o contexto emergente dos Institutos Federais/Brasil
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7739
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7739
Pablo Pereira, Marcia Regina Selpa Heinzle
186-202
A internacionalização da educação superior e o Plano Nacional de Educação 2014-2024 : diretrizes, metas e estratégias
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7736
PORTUGUÊS ERRATA
DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7736
Diego Bechi
203-223
As reformas da educação superior e as metamorfoses do trabalho docente na economia capitalista flexível
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7733
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7733

Pesquisas

Rosa Maria Bortolotti de Camargo, Gabriela Fontana Gabbi, João Loredi Lemes, Carmen Eloísa Berlote Brenner
224-239
Os principais autores da corrente crítico-reprodutivista
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7740
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7740

Resenhas

Silvia Regina Canan
240-244
O processo de Bolonha e a globalização da educação superior : antecedentes, implemtação e repercussões no que fazer dos trabalhadores da educação
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7728
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7728
Elisabete Cerutti
245-248
Educação em quatro dimensões: as competências que os estudantes devem ter para atingir o sucesso
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7726
PORTUGUÊS
DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7726