Banner Portal
Saberes e práticas matemáticas na educação (escolar) indígena
PDF

Palavras-chave

Educação escolar indígena.

Como Citar

MENDES, Jackeline Rodrigues; TAMAYO-OSORIO, Carolina. Saberes e práticas matemáticas na educação (escolar) indígena. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 1–7, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8652348. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8652348. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente dossiê foi uma iniciativa de reunir estudos e pesquisas que vêm se dedicando às discussões no campo da educação matemática no âmbito da promoção da educação escolar nos contextos das populações indígenas no Brasil, Colômbia e Equador.
https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8652348
PDF

Referências

GUAMÁN, J. A. El valor cosmocéntrico, estético y del conocimiento en la lengua quichua del Ecuador. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 8–20, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650878. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650878. Acesso em: 21 dez. 2023.

WALKER SUÁREZ, A. M.; TAMAYO-OSORIO, C. Evaluaciones estandarizadas, modelos de aculturación y transgresión en las comunidades indígenas colombianas. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 21–40, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650888. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650888. Acesso em: 21 dez. 2023.

ORJUELA-BERNAL, J. I.; MIARKA, R. Caminhando entre a [E]educação [I]indígena, a [E]educação [M]matemática e a [E]etnomatemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 41–58, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650820. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650820. Acesso em: 21 dez. 2023.

MELO, E. A. P. de; GONÇALVES, T. O. A Comunidade de Prática Xerente e suas matemáticas. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 59–74, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650844. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650844. Acesso em: 21 dez. 2023.

SILVA, J. R. da; SOUZA, E. C. de; RUFINO, M. A. da S. O ritual do toré como organizador prévio para o conceito de círculo. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 75–93, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650471. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650471. Acesso em: 21 dez. 2023.

SURUÍ, A. P.; LEITE, K. G. Etnomatemática e Educação Escolar Indígena no contexto do povo Paiter. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 94–112, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650870. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650870. Acesso em: 21 dez. 2023.

VOLTOLINI, L.; KAIBER, C. T. Saber cultural e a matemática escolar: encontro necessário na educação escolar indígena. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 113–132, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650861. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650861. Acesso em: 21 dez. 2023.

BRITO, R. P. da S.; FONSECA, M. da C. F. R. Aldeia, Matemática e Escola Indígena: apropriação de práticas discursivas por estudantes Pataxó. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 133–146, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650482. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650482. Acesso em: 21 dez. 2023.

BERNARDI, L. dos S.; SANTOS, J. A. Etnomatemática y Pedagogía Freireana: una experiencia intercultural con la comunidad Kaingang. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 147–166, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650727. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650727. Acesso em: 21 dez. 2023.

OLIVEIRA, M. A. M.; MENDES, J. R. Formação de professores Guarani e Kaiowá: interculturalidade e decolonialidade no ensino de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 167–184, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650893. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650893. Acesso em: 21 dez. 2023.

SILVA, M. R. da C.; SOUZA, E. M. de; SILVA, I. M. da. Percurso formativo de professores que ensinam matemática em escolas indígenas do Acre. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 185–205, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650889. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650889. Acesso em: 21 dez. 2023.

RODRIGUES MONTEIRO, H. S. Contribuições da Etnomatemática para formação dos Professores Indígenas do Estado do Tocantins. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 206–220, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650884. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650884. Acesso em: 21 dez. 2023.

BARBOSA, G. dos S. Formação continuada de professores Guarani: um estudo de conceito sobre números naturais. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 221–239, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650886. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650886. Acesso em: 21 dez. 2023.

PIRES, M. N. M.; AMARAL, W. R. do; KUBOYAMA, J. C. A. da S. O Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica em uma Universidade Estadual do Paraná: o fortalecimento dos indígenas na educação superior em uma experiência com a Educação Matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 240–257, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650891. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650891. Acesso em: 21 dez. 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Zetetike

Downloads

Não há dados estatísticos.