Banner Portal
Editorial
PORTUGUÊS
ENGLISH
ESPANHOL

Palavras-chave

Editorial - Educação superior

Como Citar

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de; SANTOS FILHO, José Camilo dos; SANTOS, Gildenir Carolino. Editorial: Políticas, processos formativos e TICS na educação superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, p. 503–509, 2018. DOI: 10.20396/riesup.v4i3.8653132. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653132. Acesso em: 3 dez. 2024.

Resumo

Estamos radiantes com o fechamento de mais uma edição que completa a coleção de 2018 (volume 4, número 3, set./dez.), tendo comprovadamente que a adoção do bilingüismo na revista funcionou muito bem como nova metodologia de 2018. Temos praticamente 100% dos trabalhos em idioma inglês e português. A temática dessa última edição de 2018 dialoga sobre as“Políticas, processos formativos e TICS na educação superior”.
https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8653132
PORTUGUÊS
ENGLISH
ESPANHOL

Referências

DALPIAZ, Luiza Helena. Formação do pesquisador e multirreferencialidade: questões emergentes. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, jun. 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652433. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652433.

DE BASTIANI, Sherlon Cristina; TREVISOL, Joviles Vitório. A expansão da educação superior presencial em Santa Catarina (1990-2016). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, maio 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8651889. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8651889.

GUILL, Thales Fellipe. Higher education: a worldwide inventory of research centers, academic programs, and journals and publications [Resenha]. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, maio 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652061. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652061.

JACINTO, Adriana da Silva et al. Aplicativos úteis: um processo de ensino: aprendizagem aplicado às necessidades do cotidiano. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, maio 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652076. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652076.

LEITE, Bruno. Aprendizagem tecnológica ativa. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, maio 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652160. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652160.

LIMA, Caroline Costa Nunes; CARVALHO, Felipe Silva Ponte; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro. A linguagem emocional na prática docente online: implicações educacionais cotidianas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, maio 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652173. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652173.

PAIM, Robson Olivino; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. Aprendizagens da docência: contribuições do Pibid na formação inicial de professores. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, maio 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652045. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652045.

PAVAN, Ruth. A presença do pensamento de Paulo Freire em um curso de formação de professores no Brasil e em Portugal. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, jul. 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652260. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652260.

RIGHES, Antônio Carlos Minussi et al. Fases de submissão do processo de reconhecimento de cursos superiores: o caso do Instituto Federal Farroupilha. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, jul. 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652256. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652256.

SANTOS, Aline Bettiolo dos. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. [Rersenha]. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, jul. 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8651658. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8651658.

SCREMIN, Greice; SANTOS, Eliane Aparecida Galvão dos; LUNARDI, Elisiane Machado. Cata-ventos pedagógicos: uma proposta metodológica para cursos de graduação na modalidade EAD em uma IES comunitária. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, maio 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8651849. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8651849.

SILVA, Fabrício Oliveira da; RIBEIRO, Marinalva Lopes; ALMEIDA, Lucile Ruth de Menezes. A avaliação “é a bola girando na roda”: reflexões sobre práticas avaliativas na universidade. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, jul. 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652413. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652413.

SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Entrevista com Prof. João dos Reis Silva Júnior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, ago. 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/

Acesso em: 02 ago. 2018. doi: https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8653081.

THIENGO, Lara Carlette; BIANCHETTI, Lucídio; DE MARI, Cezar Luiz. A obsessão pela excelência: universidades de classe mundial no Brasil?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, ago. 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652528. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652528.

TREVISOL, Marcio Giusti; FÁVERO, Altair Alberto. A mudança das categorias de espaço e tempo nas sociedades complexas e suas implicações no processo formativo na educação superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, jun. 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652319. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652319.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Maria de Lourdes Pinto de Almeida, José Camilo dos Santos Filho, Gildenir Carolino Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.