Banner Portal
Editorial
PDF

Palavras-chave

Educação matemática - Editorial

Como Citar

FIORENTINI, Dario; DASSIE, Bruno Alves. Editorial. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 258–259, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i2.8652693. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8652693. Acesso em: 13 abr. 2024.

Resumo

Este é o segundo número do volume 26 da revista Zetetiké (v. 26, n. 2), relativo ao ano de 2018. Neste segundo número, publicamos dez (10) artigos que foram produzidos por 22 autores, sendo três deles do exterior. A metade destes trabalhos tem o professor que ensina matemática como foco principal de estudo e análise, sendo três voltados à formação e aprendizagem docente e dois à prática pedagógica do professor que ensina matemática. Em relação aos trabalhos relativos à outra metade, há três artigos que têm como foco privilegiado de estudo o estudante da escola básica em relação à aprendizagem da matemática. Os dois últimos artigos têm como foco de análise e discussão as tendências curriculares do ensino da matemática, sendo um relativo à educação do campo e o outro ao ensino médio.

https://doi.org/10.20396/zet.v26i2.8652693
PDF

Referências

CALDATTO, M. E.; FIORENTINI, D.; PAVANELLO, R. M. Uma análise do Projeto de formação profissional de professores privilegiada pelo PROFMAT. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 260–281, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i2.8651034. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8651034. Acesso em: 4 jan. 2024.

DA SILVA, C. R. M.; GARNICA, A. V. M. Licenciaturas Curtas e a formação docente no Sul do Mato Grosso Uno. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 282–298, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i2.8649664. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649664. Acesso em: 4 jan. 2024.

MÜLLER, M. C.; LUCCHESI DE CARVALHO, D. Estudo da experiência de uma Comunidade de Aprendizagem docente no Portal da Amazônia. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 299–317, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i2.8649997. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649997. Acesso em: 4 jan. 2024.

CARVALHO, D. F.; ARRUDA, S. de M.; PASSOS, M. M. Um estudo da mudança das ações docentes de um supervisor do PIBID-Matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 318–336, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i2.8649577. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649577. Acesso em: 4 jan. 2024.

LEITE, S. A. da S.; LIMA, V. de A. Afetividade e o ensino de Matemática: uma história de mediação pedagógica no Ensino Médio. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 337–353, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i2.8649169. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649169. Acesso em: 4 jan. 2024.

GUERREIRO, H. G.; SERRAZINA, L.; DA PONTE, J. P. A percentagem na aprendizagem com compreensão dos números racionais. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 354–374, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i2.8651281. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8651281. Acesso em: 4 jan. 2024.

ORTIGÃO, M. I. R.; SANTOS, M. J. C.; LIMA, R. de L. Letramento em Matemática no PISA: o que sabem e podem fazer os estudantes?. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 375–389, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i2.8650093. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650093. Acesso em: 4 jan. 2024.

TORISU, E. M. Sentidos e significados atribuídos por um grupo de estudantes às tarefas matemáticas. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 390–403, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i2.8650202. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650202. Acesso em: 4 jan. 2024.

SACHS, L. Currículo de matemática na educação do campo: panoramas e zoons. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 404–422, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i2.8647567. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647567. Acesso em: 4 jan. 2024.

SILVA, E. S. da; OLIVEIRA, A. T. de C. C. de. O Ensino Médio Integrado sob Diferentes Perspectivas para o Ensino de Matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 423–438, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i2.8648751. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648751. Acesso em: 4 jan. 2024.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Zetetike

Downloads

Não há dados estatísticos.