Banner Portal
v. 17 n. 3 (2015): Educação e Classes Sociais
Educação e Classes Sociais

Editorial

463-470
(Des)caminhos da educação pública no Brasil
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8642329
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8642329

Apresentação

471-472
Apresentação
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8642328
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8642328

Artigos

Angela Maria Martins, Cristiane Machado, Maria Helena Bravo
473-487
O que revela a Prova Brasil sobre situações de conflitos em escolas públicas? Cenários delineados pela visão de docentes
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8635363
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8635363

Relato de Experiência

Estefanía Fernández Antón
488-495
La evaluación en la educación superior: el profesor novel y sus dificultades
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8637361
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8637361

Ensaio

Juliana Jonson Gonçalves
496-501
Spinoza: hackeador dos afetos
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8641866
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8641866

Dossiê

Júlia Guimarães Neves, Filipi Vieira Amorim, Bruna Telmo Alvarenga, Vilmar Alves Pereira
502-513
A incongruência entre os predicados da educação: os desafios da docência no contexto da educação popular
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638206
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638206
Eliana Perez Gonçalves de Moura, Dinora Tereza Zucchetti, Maria Antónia Belchior Ferreira de Barreto
514-522
Educação e redução de desigualdades: um estudo colaborativo Brasil-Portugal
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638238
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638238
André Pires
523-541
Renda familiar e escolaridade dos pais: reflexões a partir dos microdados do ENEM 2012 do Estado de São Paulo
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638262
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638262
Elizeu Clementino de Souza, Hanilton Ribeiro de Souza, Nanci Rodrigues Orrico
542-557
Metamorforses do eu: estudantes rurais nas escolas urbanas
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638272
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638272
Rene Trentin Silveira
558-575
Escola e classe social de uma perspectiva gramsciana: a sala de aula, o intelectual e os simples
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638307
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638307
André Toreli Salatino, Belmira Oliveira Bueno
576-595
Entre mundos juvenis: o papel das tecnologias na escolarização de alunos das classes populares
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8637511
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8637511
Maria Teresa Cauduro, Flavia Obino Werle
596-613
Prounistas que ingressam na pós-graduação
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638231
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638231
Dalila Andrade Oliveira, Ana Maria Alves Saraiva
614-632
A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis.
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638257
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638257
Rita de Cássia Pereira Lima, Pedro Humberto Faria Campos
633-652
Classes sociais, campo, grupos: contribuições para pensar a função social da escola
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638223
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638223
Maria Vieira Silva, Vilma Aparecida Souza, Leonice Matilde Richter
653-672
Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638251
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638251

Debate

Antonio Carlos Dias Junior
673-695
Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica
https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8639482
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8639482