Banner Portal
v. 18 n. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos
Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos

Editorial

1-2
Techno-espectadores
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8644760
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8644760

Artigos

Samuel Mendonça, Mariana Baruco Machado Andraus
3-22
Políticas públicas em educação: ensino de artes e de filosofia em educação inclusiva
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8634868
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8634868
Edméa Oliveira Santos, Felipe Silva Ponte Carvalho, Mariano Pimentel
23-42
Mediação docente online para colaboração: notas de uma pesquisa-formação na cibercultura
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8640749
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8640749
Maristela Midlej Silva de Araujo Veloso, Maria Helena Silveira Bonilla, Nelson De Luca Pretto
43-59
A cultura da liberdade de criação e o cerceamento tecnológico e normativo: potencialidades para a autoria na educação
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8639486
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8639486
Ilse Abegg, Fábio da Purificação de Bastos
60-70
Convergência e integração de tecnologias criativas em ambientes virtuais
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635592
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635592
Hamilton Viana Chaves, Osterne Nonato Maia Filho
71-82
Percepção de tempo e necessidade de atividade na sociedade do excesso: educação no contexto das tecnologias digitais
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635719
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635719
Fernanda Oliveira Simon, Estéfano Vizconde Veraszto, José Tarcísio Franco de Camargo, Dirceu da Silva, Nonato Assis de Miranda
83-103
Public perception of science of undergraduate students from the state of São Paulo: a study through the perspective of biotechnology
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635752
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635752
Vera Lucia Pontes dos Santos, Jasete Maria Santos Pereira, Luís Paulo Leopoldo Mercado
104-121
Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8637398
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8637398
Graziele Cancio Siqueira, Helena Amaral da Fontoura
122-135
A invasão das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas e o diálogo necessário
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8637541
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8637541
Cristina Alba Wildt Torrezzan, Patricia Alejandra Behar
136-155
Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras: um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8638211
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8638211
Gláucia Nolasco de Almeida Mello, Elizabeth Vieira Maia, José Márcio Fonseca Calixto
156-177
CONCWEB: hybrid learning tool for reinforced concrete design
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8638248
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8638248
Patricia Regina Piovezan, Neusa Maria Dal Ri
178-197
A precarização do trabalho docente no estado de São Paulo: vinte anos de reformas
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635567
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635567
Aline Lima Torres, Mabelle Maia Mota, Heraldo Simões Ferreira, Aline Fernanda Ferreira, Suraya Cristina Darido
198-214
As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8640601
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8640601

Relato de Experiência

Marlécio Maknamara, Rute Alves de Sousa
215-226
Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8634858
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8634858

Pesquisa

Thiago Bernardo Cavassani, Joana de Jesus de Andrade
227-249
Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635352
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635352
Mônica Narciso Guimarães, Ana Maria Falcão de Aragão
250-268
A construção de saberes em um processo de ensino e de aprendizagem de ciências: uma história para contar
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8637514
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8637514

Pareceristas

269-291
Pareceristas ETD 2015
PDF