Banner Portal
Editorial
PDF

Palavras-chave

História da educação - Editorial

Como Citar

SILVA, Régis Henrique dos Reis; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; RODRIGUES, Fabiana de Cássia; JACOMELI, Mara Regina Martins. Editorial. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 286–290, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i2.8652830. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652830. Acesso em: 27 maio. 2024.

Resumo

Com satisfação anunciamos a edição de número 76, da Revista Histedbr on-line, na qual inauguramos a seção debates com um artigo do professor Dermeval Saviani, bem como  damos sequência ao nosso compromisso de socialização do conhecimento e do pensamento crítico publicando 14 (quatorze) artigos e 1 (uma) resenha a respeito de uma variedade de temáticas, períodos históricos da educação brasileira e de autores(as) vinculados(as) às diversas instituições escolares de ensino básico, profissional e superior nacionais e internacionais, conforme a lista, a seguir:Universidade de Fribourg – Suíça, UNICAMP, UNIFAL, UEFS, UEM, UFT, UNESPAR, UENP, PUC/PR, IFPR, UEPG, UFBA, UnB, UFPA, UFRA, Secretaria Estadual de Educação do Pará, UNESP/Mar.
https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652830
PDF

Referências

BUGNARD, Pierre-Philippe. Um MOOC no século XVIII! Um lugar real como plano de estudos para ensinar onde o professor não está presente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652345 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652345.

FREITAS, R. C. F. et al. Privação de escolaridade: a situação do jovem em conflito com a lei. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645881>. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8645881.

KLEIN, R. B.; STENTZLER, M. M. Arquivos escolares: uma caixa de surpresas com as especificidades e características de uma instituição educativa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651906 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8651906.

LIMA, S. T. V. M. L. de.; MACHADO, M. C. G.; NETTO, M. B. Imprensa especializada em educação: em destaque o periódico A Instrucção Publica (1872-1875). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652187 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652187.

MIGUEL, M. E. B. A experiência da promoção automática no Grupo Escolar Xavier da Silva: 1965-1969. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652210 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652210.

NODA, M. Políticas públicas de educação no ensino básico do Estado do Paraná: da dívida social à formação para o mercado (1980-2000). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652356 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652356.

OLIVEIRA, L. A. de.; SILVA, C. M. da.; BUENO, S. P. Fontes para história da educação no Município de Curiúva – PR: contribuições para a historiografia das escolas rurais no Norte Pioneiro do Paraná. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652192 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652192.

PEREIRA, R. da. S.; SILVA, M. A. da. Estado capitalista brasileiro e organismos internacionais: continuidades e aprofundamentos das reformas educacionais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651372 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8651372.

PRADO, W. da. S.; HERNANDES, P. R. Os exercícios espirituais e a formação do jesuíta no século XVI. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652068 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652068.

RUCKSTADTER, F. M. M. Grupos escolares no Norte Pioneiro do Paraná (1910-1971). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652349 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652349.

SAVIANI, D. Política educacional no Brasil após a Ditadura Militar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652795 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652795.

SILVA, C. R. da. Autogestão popular e autoeducação: a experiência de Oaxaca – México (2006). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651344 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8651344.

SOUSA, I. C. Escolas noturnas para adultos trabalhadores - Bahia 1871-1889. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645891 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8645891.

TORRES, C. M. R.; NASCIMENTO, M. I. M. Os impressos estudantis e a história da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651230 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8651230.

VIEIRA, A. M. D. P.; RIBEIRO, A. F. M. O arquivo pessoal da professora Pórcia Guimarães Alves (1917-2005): um suporte para a escrita de si. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652179 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652179.

ZANLORENZI, C. M. P. A imprensa periódica na pesquisa em história da educação: um estado de conhecimento. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652374 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652374.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.