Editorial

Palavras-chave: História da educação - Editorial

Resumo

Com satisfação anunciamos a edição de número 76, da Revista Histedbr on-line, na qual inauguramos a seção debates com um artigo do professor Dermeval Saviani, bem como  damos sequência ao nosso compromisso de socialização do conhecimento e do pensamento crítico publicando 14 (quatorze) artigos e 1 (uma) resenha a respeito de uma variedade de temáticas, períodos históricos da educação brasileira e de autores(as) vinculados(as) às diversas instituições escolares de ensino básico, profissional e superior nacionais e internacionais, conforme a lista, a seguir:Universidade de Fribourg – Suíça, UNICAMP, UNIFAL, UEFS, UEM, UFT, UNESPAR, UENP, PUC/PR, IFPR, UEPG, UFBA, UnB, UFPA, UFRA, Secretaria Estadual de Educação do Pará, UNESP/Mar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Régis Henrique dos Reis Silva, Universidade Estadual de Campinas
Doutor em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Universidade Federal de São Carlos
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educaçãoda Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutora pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Professora adjunta do Deparamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Fabiana de Cássia Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Mara Regina Martins Jacomeli, Universidade Estadual de Campinas
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Referências

BUGNARD, Pierre-Philippe. Um MOOC no século XVIII! Um lugar real como plano de estudos para ensinar onde o professor não está presente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652345 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652345.

FREITAS, R. C. F. et al. Privação de escolaridade: a situação do jovem em conflito com a lei. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645881>. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8645881.

KLEIN, R. B.; STENTZLER, M. M. Arquivos escolares: uma caixa de surpresas com as especificidades e características de uma instituição educativa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651906 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8651906.

LIMA, S. T. V. M. L. de.; MACHADO, M. C. G.; NETTO, M. B. Imprensa especializada em educação: em destaque o periódico A Instrucção Publica (1872-1875). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652187 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652187.

MIGUEL, M. E. B. A experiência da promoção automática no Grupo Escolar Xavier da Silva: 1965-1969. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652210 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652210.

NODA, M. Políticas públicas de educação no ensino básico do Estado do Paraná: da dívida social à formação para o mercado (1980-2000). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652356 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652356.

OLIVEIRA, L. A. de.; SILVA, C. M. da.; BUENO, S. P. Fontes para história da educação no Município de Curiúva – PR: contribuições para a historiografia das escolas rurais no Norte Pioneiro do Paraná. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652192 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652192.

PEREIRA, R. da. S.; SILVA, M. A. da. Estado capitalista brasileiro e organismos internacionais: continuidades e aprofundamentos das reformas educacionais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651372 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8651372.

PRADO, W. da. S.; HERNANDES, P. R. Os exercícios espirituais e a formação do jesuíta no século XVI. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652068 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652068.

RUCKSTADTER, F. M. M. Grupos escolares no Norte Pioneiro do Paraná (1910-1971). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652349 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652349.

SAVIANI, D. Política educacional no Brasil após a Ditadura Militar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652795 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652795.

SILVA, C. R. da. Autogestão popular e autoeducação: a experiência de Oaxaca – México (2006). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651344 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8651344.

SOUSA, I. C. Escolas noturnas para adultos trabalhadores - Bahia 1871-1889. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645891 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8645891.

TORRES, C. M. R.; NASCIMENTO, M. I. M. Os impressos estudantis e a história da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651230 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8651230.

VIEIRA, A. M. D. P.; RIBEIRO, A. F. M. O arquivo pessoal da professora Pórcia Guimarães Alves (1917-2005): um suporte para a escrita de si. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652179 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652179.

ZANLORENZI, C. M. P. A imprensa periódica na pesquisa em história da educação: um estado de conhecimento. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, jun. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652374 >. Acesso em: 29 jun. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652374.

Publicado
2018-06-29
Como Citar
Silva, R. H. dos R., Coutinho, L. C. S., Rodrigues, F. de C., & Jacomeli, M. R. M. (2018). Editorial. Revista HISTEDBR On-Line, 18(2), 286-290. https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652830
Seção
Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 > >>