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v. 10 n. 37: mar. 2010
mar. 2010

Editorial

Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Charliton José Machado, Cláudia Engler Cury, Maria Lúcia Nunes Silva, Mauricéia Ananias
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639660
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639660

Artigos

Jorge Ernesto Quintero Félix, Víctor Antonio Corrales Burgueño, Gloria Aréchiga Sánchez, Marcela Rebeca Contreras Loera
3-16
Percepción del cambio intitucional en la universidad pública
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639661
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639661
Charliton José dos Santos Machado, Maria Lúcia da Silva Nunes, Melânia Mendonça Rodrigues
17-28
Dos indicios à constituição da pesquisa em história da educação no PPGE/UFPB
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639662
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639662
Serlei Maria Fischer Ranzi, Nádia Gaiofatto Gonçalves
29-44
As fontes da escola e a pesquisa em história da educação: contribuições do acervo do Colégio Estadual do Paraná para o campo das disciplinas escolares
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639663
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639663
Leandro Turmena, Maria José Subtil, Adair Ângelo Dalarosa
45-58
Ensino superior e política educacional: a expansão do ensino superior no sudoeste do estado do Paraná na década de 1990
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639664
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639664
João dos Reis Silva Júnior, Fabíola Bouth Grello Kato
59-71
Mundialização do capital, reforma do estado, pós-graduação e pesquisa no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639665
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639665
Vilma Aparecida de Souza
72-82
Gestão democrática na rede municipal de ensino de Uberlândia (2001-2004): limites e possibilidades da democracia na escola pública
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639666
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639666
Geenes Alves da Silva
83-108
A União dos Estudantes Patenses (UEP): ações e reações em Patos de Minas entre os anos de 1958 e 1971
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639667
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639667
José Carlos Rothen
109-122
A universidade de elite ou para todos?
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639668
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639668
Magda de Abreu Vicente, Giana Lange do Amaral
123-133
Medidas higienistas adotadas no Patronato Agrícola Visconde da Graça (1923-34) - Pelotas/RS
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639669
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639669
Crislane Barbosa de Azevedo
134-150
Rodrigues Dória, Carlos Silveira e a reforma de implantação dos grupos escolares em Sergipe
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639670
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639670
Giana Lange do Amaral
151-168
Colégio Gonzaga: pioneiro e difusor do ensino católico na cidade de Pelotas
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639671
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639671
Irma Rizzini
169-182
Um colégio para os índios de Urubá: o projeto do cônsul de Portugal para a província de Pernambuco
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639672
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639672
Jean Carlo de Carvalho Costa, Amanda Galvíncio, Maíra Lewtchuk Espindola
183-204
Intelectuais, história e pensamento brasileiro: escravidão, trabalho e educação no “América Latina – males de origem” de Manoel Bomfim
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639673
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639673
Maria do Socorro Nóbrega Queiroga
205-219
O discurso do fracasso escolar na pedagogia crítica
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639674
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639674
Josefa Eliana Souza
220-237
A instrução pública brasileira nos panfletos de Tavares Bastos (1861-1873)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639675
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639675
Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Cláudia Engler Cury, Mauricéia Ananias
238-252
As primeiras letras e a instrução secundária na província da Parahyba do norte: ordenamentos e a construção da nação. 1836-1884
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639676
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639676
Fabiana Sena
253-265
A conversação como modo de distinção no império: tesouro de meninos e código de bom-tom nas escolas brasileiras
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639677
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639677

Documento

Nicholas Davies
266-288
A educação nas constituições federais e em suas emendas de 1824 a 2010
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639678
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639678
Antonio Carlos Ferreira Pinheiro
289-291
Mappa dos alumnos que frequentão a aula de Instrucção primaria do Collegio d’educandos e artifices desta Provincia com declaração do estado em que forão admittidos e de adiantamento em que actualmente se achão
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639679
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639679

Resenha

Surya Aaronovich Pombo de Barros
292-296
GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império Brasileiro. Sao Paulo: Cortez, 2008.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639680
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639680

Resumo

Renata de Oliveira Françoso Ferreira
296-296
O Educandário Getúlio Vargas: a trajetória de uma instituição educacional filantrópica em Campo Grande/MS (1943-1992)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639681
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639681
Cristiano de Jesus Ferronato
297-297
Construindo uma nova ordem: o debate educacional na assembléia de 1823
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639682
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639682

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639683
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DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639683