Banner Portal
Editorial: Ética e Educação
PDF

Palavras-chave

Editorial - Ética. Editorial - Educação.

Como Citar

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. Editorial: Ética e Educação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 1–4, 2018. DOI: 10.20396/rfe.v10i1.8652219. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652219. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A presente edição de Filosofia e Educação, a primeira de 2018, apresenta algumas novidades com relação às anteriores. A primeira delas é a mudança de datas na organização dos três (3) números que correspondem a 2018, mantendo sua periodização quadrimestral. Esta edição que na sequência anterior correspondia aos meses de outubro-janeiro sofre um ajuste neste 1º número do décimo volume. Assim, a atual edição (v. 10, n.1) corresponde aos quatro primeiros meses de 2018 (janeiro-abril). Na sequência, a 2ª edição deve corresponder aos meses de maio-agosto e a 3ª aos meses de setembro-dezembro.

https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8652219
PDF

Referências

BORTOLINI, Rosane Wandscheer; NUNES, César. A Paideia grega: aproximações teóricas sobre o ideal de formação do homem grego.. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 21-36, mar. 2018. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8651997. Acesso em: 12 abr. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8651997.

CHACON, Daniel Ribeiro de Almeida. Educação a partir da sapiência dos oprimidos. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 233-242, mar. 2018. ISSN 1984-9605. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652168>. Acesso em: 12 abr. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8652168.

COSTA, Juliana Cristina. A paideia: a arte de Educar para a Vida toda diante dos desafios de uma Pedagogia da Infância.. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 121-135, mar. 2018. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652001. Acesso em: 12 abr. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8652001.

COSTA, Valdirene Pereira. “Ite, eunte omnes docete”, ou seja, “Ide, ensinai a todos os povos”: paradigma da concepção de educação para todos – atitude democrática que diferencia a Paidéia Grega da Paidéia Cristã.. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 37-57, mar. 2018. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8651998. Acesso em: 12 abr. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8651998.

FONARI, Juliana Savoy. A paideia: cultura, cibercultura e a educação à distância.. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 154-165, mar. 2018. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652003. Acesso em: 12 abr. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8652003.

JESUS, Rodrigo Marcos de. A modernidade e suas sombras: problemas historiográficos no ensino de filosofia. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 90-120, mar. 2018. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652000. Acesso em: 12 abr. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8652000.

POLLI, José Renato. Ética e Educação: um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e de Jürgen Habermas. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 5-20, mar. 2018. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8651987. Acesso em: 12 abr. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8651987.

ROMÃO, Eliana. A educação do educador na sociedade maquínica: a Ética e a Estética da docência e do desejo de docender.. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 58-89, mar. 2018. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8651999. Acesso em: 12 abr. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8651999.

SCOCUGLIA, Afonso Celso. As interconexões da pedagogia crítica de Paulo Freire. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 200-232, mar. 2018. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652006. Acesso em: 12 abr. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8652006.

SILVA, Maria Cristiani Gonçalves. A educação integral: a escola como direito na perspectiva da humanização e da cidadania.. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 136-153, mar. 2018. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652002. Acesso em: 12 abr. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8652002.

SMARGIASSI, Edelcio. A educação dialética: a luta por uma Educação Emancipadora. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 184-199, mar. 2018. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652005. Acesso em: 12 abr. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8652005.

VIEIRA, Paulo Eduardo. A gênese da educação grega: da areté homérica à Paideia clássica. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 166-183, mar. 2018. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8652004. Acesso em: 12 abr. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rfe.v10i1.8652004.

O periódico Filosofia e Educaçãoutiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.