Banner Portal
v. 17 n. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos
Política educacional e culturas: temas contemporâneos

Editorial

1-5
Editorial: Educação no atual cenário político e econômico
https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634813
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634813

Apresentação

6-10
Apresentação
https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634814
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634814

Artigos

Diva Valério Novaes, Newton Antonio Paciulli Bryan
11-26
Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional
https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634815
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634815
Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Sidney Reinaldo da Silva
27-41
A perspectiva epistemológica em Antonio Gramsci e a pesquisa de políticas educacionais
https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634816
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634816
Aline Kazuko Sonobe, José Marcelino Rezende Pinto
42-57
Qualidade e equidade das condições de oferta no ensino fundamental
https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634817
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634817
Marilda Pasqual Schneider, Elton Luiz Nardi
58-74
Accountability em educação: mais regulação da qualidade ou apenas um estágio do Estado-avaliador?
https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634818
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634818
Elielma Velasquez de Souza Maiolino
75-87
Relação estado e sociedade civil nas políticas educacionais para a educação de jovens e adultos
https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634819
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634819
Lourenço Ocuni Cá, Cristina Mandu Ocuni Cá
88-106
Políticas públicas em educação: um apanhado histórico
https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634820
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634820
Alexandre Filordi de Carvalho, André Campos de Camargo
107-124
Guattari e a topografia da máquina escolar
https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634821
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634821
Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci, Cintya Regina Ribeiro
125-141
Implicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no Brasil
https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634822
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634822
Siomara Moreira Vieira Borba, Natália Regina de Almeida
142-156
Pesquisa em educação: investigação sobre a ação pedagógica
https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634823
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634823
Verônica de Freitas Rolandi, Artur José Renda Vitorino
157-175
Ideologia e reconhecimento: reflexões sobre a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira
https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634824
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634824
Maria Nilvane Zanella, Angela Mara de Barros Lara
176-192
A ONU, suas normativas e o ordenamento jurídico para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei no Brasil: as políticas de socioeducação
https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634825
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634825
Elvira Cristina Martins Tassoni, Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid
193-210
A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever
https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634826
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634826

Relato de Experiência

Gunilla Holm
211-227
Participatory photography: language minority teenagers’ sense of belonging?
https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634827
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634827

Documento

ETD Comissão Editorial
228-229
Instrucção publica e analphabetismo
https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634828
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634828