Editorial

  • José Claudinei Lombardi Universidade Estadual de Campinas
  • Régis Henrique dos Reis Silva Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: História da Educação - Editorial.

Resumo

Na publicação do número 73 da Revista HISTEDBR Online damos sequência ao nosso compromisso de socialização do conhecimento e do pensamento crítico publicando uma variedade de temáticas da educação brasileira em uma perspectiva histórica. São publicados 14 artigos e 2 resenhas, dos quais destacamos o artigo de Marisa Bittar e Amarílio Ferreira Junior que discute o texto da última Reforma educacional realizada pela ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (ex-URSS), no ano em que lembramos dos 100 anos da Revolução Russa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Claudinei Lombardi, Universidade Estadual de Campinas
Docente do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade estadual de Campinas (UNICAMP).
Régis Henrique dos Reis Silva, Universidade Estadual de Campinas
Professor do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Referências

BITTAR, Marisa; JUNIOR, Amarilio Ferreira. A última reforma da educação Soviética. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650923 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650923.

COIMBRA, Leonardo José Pinho; SOUSA, Ana Paula Ribeiro de. A educação escolar e a formação humana em tempos de neoliberalismo: reflexões sobre a formação do professor. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645853 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8645853.

COSTA, Larissa Quachio. O lema “aprender a aprender” no ensino de literatura: precisas implicações no processo de formação humana. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645880 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8645880.

CRUZ, Paula Lorena Cavalcante Albano da; STAMATTO, Maria Inês Sucupira. Análise das disciplinas para a formação do cidadão republicano: o caso do Grupo Escolar Barão de Mipibu – RN (1909-1920). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645841 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645841.

DALMAGRO, Sandra Luciana. História da escola no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645847 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645847.

GOMES, Janice Raquel Sança; NASCIMENTO, Manoel Nelito Matheus Nascimento. O instituto universitário de educação e os desafios da universitarização no contexto das reformas educacionais em Cabo Verde. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651016 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8651016.

JACOMELI, Mara Regina Martins; BARÃO, Gilcilene de Oliveira Damasceno; GONÇALVES, Leandro Sartori. Educação integral do homem e a política educacional brasileira: limites e contradições. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651015 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8651015.

LIMA, Marcos Roberto; GONZALEZ, Jeferson Anibal; LOMBARDI, José Claudinei. A gestão empresarial da rede estadual de educação de São Paulo: o papel da tríade ideológica eficiência, produtividade e neutralidade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650924 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650924.

MAGALHÃES, Justino. Rito escolar - perspectiva histórico-pedagógica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650916 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650916.

MINTO, Lalo Watanabe. Intelectuais no mundo capes: heteronomia, razão mercantil e perda de sentido. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650643 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650643.

NETO, Luiz Bezerra; LUNA, Junior Cesar. Análise das bases filosóficas dos pressupostos teóricos presentes nas propostas do movimento “por uma educação do campo”. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650925 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650925.

PEREIRA, Karla Raphaella Costa; COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Estética, marxismo e educação: um diálogo necessário à contemporaneidade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645852 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645852.

PUHL, Mário José; KRUL, Alexandre José. A possibilidade democrática das políticas educacionais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645425 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645425.

RODRIGUES, Fabiana de Cássia; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti. Apontamentos sobre educação e trabalho no Brasil contemporâneo: aspectos da contrarreforma educacional. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650990 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650990.

SANTOS, Ivone Rodrigues dos; SILVA, Régis Henrique dos Reis. Crítica às políticas de (con)formação docente em educação especial/inclusiva no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650918 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650918.

TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de; CAZAVECHIA, William Robson. Nós ainda amamos o capital?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, set. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650293 >. Acesso em: 12 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650293.

Publicado
2017-12-13
Como Citar
Lombardi, J. C., & Silva, R. H. dos R. (2017). Editorial. Revista HISTEDBR On-Line, 17(3), 708-713. https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8651189
Seção
Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 > >>