Banner Portal
Editorial
PDF (Português (Brasil))

Keywords

History of education - Editorial

How to Cite

RODRIGUES, Fabiana de Cássia; SILVA, Régis Henrique dos Reis; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; JACOMELI, Mara Regina Martins. Editorial. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 598–601, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i3.8653588. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653588. Acesso em: 16 may. 2024.

Abstract

We publish Issue Number 77 in difficult circumstances amid presidential elections and the impoverishment of public debate, so it is of the highest relevance to provide interventions by intellectuals who can substantially discuss educational issues and the difficulties to be faced. The magazine covers a set of fifteen articles, in addition to the editorial. With authors from several institutions in Brazil and Argentina.

https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653588
PDF (Português (Brasil))

References

FARIAS, Cassio de Souza. Instrução pública no Paraná: o ensino primário na visão de Caetano Munhoz da Rocha expressas nas mensagens de governo (1920-1924). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 654-670, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652307. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652307.

FLACH, Simone Fátima; SCHLESENER, Anita Helena. Educação desinteressada e a análise de políticas educacionais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 780-797, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652086. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652086.

FONTOURA, Antonio. José de Albuquerque, o esquecível: método histórico e o pioneirismo na educação sexual no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 671-697, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652134. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652134.

GAWRYSZEWSKI, Bruno. Tempo integral: mais uma solução para o ensino médio?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 826-843, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651796. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651796.

LEITE, Michele de Mendonça; SILVA, Régis Henrique dos Reis. Sentidos e significados atribuídos pelos professores sobre a educação escolar da pessoa com deficiência e/ou necessidades especiais na escola de tempo integral. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 844-864, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653169. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653169.

MICHEL, Caroline Braga; ARRIADA, Eduardo. Uma missão de estudos ao Uruguai: o debate estabelecido nos jornais Correio do Povo e A Federação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 630-653, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651939. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651939.

NOGARO, Arnaldo; JUNG, Hildegard Susana; CONTE, Elaine. Infância: desaparecimento ou metamorfose?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 745-765, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652022. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652022.

PASCHOAL, Jaqueline Delgado. Entre a pré-escola obrigatória e creche opcional: reflexões sobre o direito da criança à educação de qualidade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 766-779, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651509. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651509.

RODRIGUES, Fabiana de Cássia; CAMPOS, Fábio Antonio de. Imperialismo total e educação na revolução burguesa no Brasil (1946-1985). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 698-718, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653148. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653148.

ROSAR, Maria de Fatima Felix. Trabalho e educação: categorias fundantes do processo de desenvolvimento humano e da pedagogia-histórico crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 602-615, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653335. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653335.

RUGGERI, Andrés; POLTI, Natalia; NOVAES, Henrique Tahan. A educação de jovens e adultos nas empresas recuperadas por trabalhadores na Argentina. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 616-629, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653507. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653507.

SILVA, Adriele Aparecida Squincalha da; ZILIANI, Rosemeire de Lourdes Monteiro. Institucionalização da educação no Sul do Mato Grosso: a escola paroquial “Vicente Pallotti” (1950-1974). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 719-744, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652040. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652040.

SILVA, Alexandra Lima da. Raízes de ébano: educação como caminho da liberdade no cinema. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 884-901, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652200. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652200.

SOUZA, Fábio Araujo de; FLORES, Maria Marta Lopes. Organização social de educação e seu financiamento: a nova panaceia para educação de Goiás?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 798-825, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651788. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8651788.

VASCONCELOS, Paulo Henrique de. Educação do campo: marcos normativos. Quais indivíduos as políticas públicas pretendem formar?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 3, p. 865-883, jul./set. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652125. Acesso em: 28 set. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8652125.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Download data is not yet available.