v. 3 n. 3 (2019)

Editorial

01-08
MODOS. Revista de História da Arte
https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4310
PDF
DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4310

Artigos - Colaborações

Moema de Bacelar Alves
09-22
Entre passagens: Variações no trânsito de artistas entre o século XIX e início do XX
https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4299
PDF
DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4299
Nicole Palucci Marziale
24-43
Instituições Experimentais de Arte na Europa nos anos noventa e dois mil: Contextualização, conflitos e inspiração
https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.3879
PDF
DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.3879
Caroline Saut Schroeder
45-59
As artes visuais sob vigilância: Censura e repressão nos anos de ditadura
https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4300
PDF
DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4300

Dossiê - Canibalismos Disciplinares

Bruno Brulon, Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
61-66
Apresentação. Canibalismos Disciplinares: Entre a História da Arte e a Antropologia: museus, coleções e representações
https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4301
PDF
DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4301
Ilana Seltzer Goldstein
68-96
Da “representação das sobras” à “reantropofagia”: Povos indígenas e arte contemporânea no Brasil
https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4304
PDF
DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4304
Roberto Conduru
98-114
Esse “troço” é arte? Religiões afro-brasileiras, cultura material e crítica
https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4309
PDF
DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4309
Solmaz Mohammadzadeh Kive
116-133
From Nature to Culture; the “other” at two New York Museums
https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4234
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4234
Ivair Reinaldim
135-151
Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: Exposições e seus enunciados (parte I – Alegria de Viver, Alegria de Criar)
https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4303
PDF
DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4303
Patricia Reinheimer
154-172
O moderno rústico: Arte e indumentária na década de 1960
https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4336
PDF
DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4336
Mauricio Barros de Castro, Myrian Sepúlveda dos Santos
174-189
Abdias do Nascimento e o Museu de Arte Negra
https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4235
PDF
DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4235
Renata Montechiare
191-208
Arte versus Cultura: A exibição dos objetos da Sala de África do Museo de Culturas del Mundo de Barcelona
https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4223
PDF
DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4223
Tiago Guidi
210-226
Fatos sociais como esculturas
https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4200
PDF
DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4200
Daniela Ortega Caetano dos Santos, Priscila Faulhaber
228-241
A estética do Assombro nas coleções de arte popular de Jacque, Lina e Emanoel
https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4335
PDF
DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4335
Bruno Brulon
243-264
Entre um mundo e o dos Outros: Magia e descolonização na performance museal
https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4302
PDF
DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4302

Ex-posições / Resenhas

Vanessa Badagliacca
266-274
Do fazer até ao pensar e vice-versa: Um percurso no trabalho artístico de Sofia de Medeiros
https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4227
PDF
DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4227
Daniel Dinato
276-284
ReAntropofagia: a retomada territorial da arte
https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4224
PDF
DOI: https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4224