Editorial: Políticas, processos formativos e TICS na Educação Superior

Palavras-chave: Editorial - Educação superior

Resumo

Estamos radiantes com o fechamento de mais uma edição que completa a coleção de 2018 (volume 4, número 3, set./dez.), tendo comprovadamente que a adoção do bilingüismo na revista funcionou muito bem como nova metodologia de 2018. Temos praticamente 100% dos trabalhos em idioma inglês e português. A temática dessa última edição de 2018 dialoga sobre as“Políticas, processos formativos e TICS na educação superior”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Pós-doutora em Políticas Educacionais pela Universidade de São Paulo e em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas. Docente Pesquisadora do PPGE da Universidade do Oeste de Santa Catarina.
José Camilo dos Santos Filho, Universidade Estadual de Campinas
Docente colaborador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em PhD in Education [University of Southern California [USC/Estados Unidos].
Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas

Pós-Doutor em Divulgação Científica pela Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas. Responsável pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da UNICAMP. Editor de revistas.

Referências

DALPIAZ, Luiza Helena. Formação do pesquisador e multirreferencialidade: questões emergentes. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, jun. 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652433. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652433.

DE BASTIANI, Sherlon Cristina; TREVISOL, Joviles Vitório. A expansão da educação superior presencial em Santa Catarina (1990-2016). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, maio 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8651889. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8651889.

GUILL, Thales Fellipe. Higher education: a worldwide inventory of research centers, academic programs, and journals and publications [Resenha]. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, maio 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652061. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652061.

JACINTO, Adriana da Silva et al. Aplicativos úteis: um processo de ensino: aprendizagem aplicado às necessidades do cotidiano. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, maio 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652076. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652076.

LEITE, Bruno. Aprendizagem tecnológica ativa. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, maio 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652160. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652160.

LIMA, Caroline Costa Nunes; CARVALHO, Felipe Silva Ponte; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro. A linguagem emocional na prática docente online: implicações educacionais cotidianas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, maio 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652173. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652173.

PAIM, Robson Olivino; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. Aprendizagens da docência: contribuições do Pibid na formação inicial de professores. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, maio 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652045. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652045.

PAVAN, Ruth. A presença do pensamento de Paulo Freire em um curso de formação de professores no Brasil e em Portugal. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, jul. 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652260. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652260.

RIGHES, Antônio Carlos Minussi et al. Fases de submissão do processo de reconhecimento de cursos superiores: o caso do Instituto Federal Farroupilha. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, jul. 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652256. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652256.

SANTOS, Aline Bettiolo dos. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. [Rersenha]. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, jul. 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8651658. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8651658.

SCREMIN, Greice; SANTOS, Eliane Aparecida Galvão dos; LUNARDI, Elisiane Machado. Cata-ventos pedagógicos: uma proposta metodológica para cursos de graduação na modalidade EAD em uma IES comunitária. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, maio 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8651849. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8651849.

SILVA, Fabrício Oliveira da; RIBEIRO, Marinalva Lopes; ALMEIDA, Lucile Ruth de Menezes. A avaliação “é a bola girando na roda”: reflexões sobre práticas avaliativas na universidade. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, jul. 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652413. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652413.

SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Entrevista com Prof. João dos Reis Silva Júnior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, ago. 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/

Acesso em: 02 ago. 2018. doi: https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8653081.

THIENGO, Lara Carlette; BIANCHETTI, Lucídio; DE MARI, Cezar Luiz. A obsessão pela excelência: universidades de classe mundial no Brasil?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, ago. 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652528. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652528.

TREVISOL, Marcio Giusti; FÁVERO, Altair Alberto. A mudança das categorias de espaço e tempo nas sociedades complexas e suas implicações no processo formativo na educação superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 4, n. 3, jun. 2018. ISSN 2446-9424. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652319. Acesso em: 02 ago. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652319.

Publicado
2018-08-07
Como Citar
Almeida, M. de L. P. de, Santos Filho, J. C. dos, & Santos, G. C. (2018). Editorial: Políticas, processos formativos e TICS na Educação Superior. Revista Internacional De Educação Superior, 4(3), 503-509. https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8653132

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>