Banner Portal
v. 13 n. 3 (2017): set./dez.
set./dez.

Uma publicação periódica em Ciências da Terra que busca difundir inovações e recursos de alta qualidade para difundir o conhecimento e aprimorar a Ciência e a Educação

Imagem de capa:
Reconstituição artística de uma paisagem do Pleistoceno sul-americano, com o notoungulado Toxodon, herbívoro de tamanho avantajado. (Desenho de Jorge Blanco). Ref. Braunn & Ribeiro 2017, Terræ Didatica, 13(2):131. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i2.8650100.

Artigos

Marcos José de Oliveira, Celso Dal Ré Carneiro, Francisco Arthur da Silva Vecchia, Gustavo Macedo de Mello Baptista
149-184
Ciclos climáticos e causas naturais das mudanças do clima
https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8650958
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8650958
Leonardo Kerber
185-211
Imigrantes em um continente perdido: O registro fossilífero de roedores Caviomorpha (Mammalia: Rodentia: Ctenohystrica) do Cenozoico do Brasil
https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8650959
PDF Material Suplementar
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8650959
Lauro Cézar Montefalco de Lira Santos, Iure Borges de Moura Aquino, Barthira Almeida Nunes
212-218
A Mina-Escola de Santa Luzia-PB: um laboratório didático para estudantes de Mineração/Geologia
https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8650960
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8650960
Soraya Almeida
219-234
Ciência, Poesia e Literatura: a Geologia Estética na Obra do Escritor Romântico José de Alencar
https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8650961
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8650961
Fabricio Caxito
235-243
James Hutton e o Sublime Geológico: A Teoria da Terra entre o Iluminismo e o Romantismo
https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8650962
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8650962
Alexandre Uhlein, Fernanda Ersinzon, Gabriel Jubé Uhlein, Davi Gobira de Alcântara
244-257
Estratigrafia e sistemas deposicionais do Supergrupo Espinhaço e grupos Bambuí e Macaúbas: roteiro de campo na Serra do Espinhaço Meridional (MG)
https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8650963
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8650963
Jorge Bonito, Margarida Morgado
258-270
As Ciências da Terra na disciplina de Ciências Naturais do ensino básico em Portugal
https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651220
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651220
Rafael Toscani, Eduardo Soares de Rezende, Débora Rabelo Matos, George França
271-278
Produção de animações computadorizadas em flash para o ensino básico de Geociências
https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651221
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651221
Daniel Atencio, Andrezza de Almeida Azzi
279-285
Sistemas cristalinos: nomenclatura e convenções
https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651222
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651222
Danilo Missias Teixeira, Fábio Braz Machado, Josilaine Santina da Silva
286-294
O lúdico e o ensino de Geociências no Brasil: principais tendências das publicações na área de Ciências da Natureza
https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651223
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651223
Manoel Francídio Mendes Pinho, Thiago Correia Ferreira, Priscyla Crinstinny Santiago da Luz, Lucidia Fonseca Santiago
295-303
Representações de ambiente e educação ambiental: implicações na práxis educativa de professores de ensino fundamental em Moju, PA, Brasil
https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651224
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651224
Matheus Kuchenbecker
304-310
Práticas multidisciplinares para o ensino introdutório de Geociências
https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651225
PDF Material Suplementar
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651225
Dario Dias Peixoto
311-317
Canal Visualigeo: Um experimento de mediação e divulgação científica
https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651226
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651226
Luiz Guilherme Poggio Teixeira, Ana Elisa Silva de Abreu
323-331
Conceitos básicos sobre segurança em trabalhos de campo para cursos de graduação em Geologia e Engenharia Geológica
https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651227
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651227