Banner Portal
Literatura nas aulas de línguas adicionais
PDF

Palavras-chave

Literatura
Ensino-aprendizagem de línguas adicionais

Como Citar

TAVARES ALVES, Cláudia; CRUZ, Lua Gill da. Literatura nas aulas de línguas adicionais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 1, p. 3–5, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8675074. Acesso em: 25 jul. 2024.

Resumo

A ideia deste dossiê parte do desejo de fortalecer pontes que possam viabilizar o trânsito entre os campos da Linguística Aplicada e dos Estudos Literários. A distância entre as disciplinas parece fazer cada vez menos sentido em um mundo em que as agendas de pesquisas sobre linguagens, bem como as práticas sociais atravessadas por elas, dão-se cada vez mais em um âmbito intra, inter, multi, transdisciplinar. Por isso, ao assumirmos o caráter indisciplinar que perpassa as áreas em questão, apresentamos aqui reflexões e propostas aplicadas que envolvem línguas e linguagens, conjugando-as de modo que o trabalho sobre e com o texto literário seja visto como parte imprescindível à educação linguística, e vice-versa.

PDF

Referências

MOTA-PEREIRA, Fernanda. Decolonizando educação linguística de inglês com literatura de escritoras/es negras/os e indígenas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8673891. Acesso em: 29 abr. 2024.

CANARINOS, Ana Karla; PEREIRA, Wagner Monteiro. Tradução, literatura e ensino de línguas: essas três áreas se complementam?. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8673882. Acesso em: 29 abr. 2024.

ANDRADE, Antonio. Literatura e ensino de línguas adicionais: discursos e práticas em tensão. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8674048. Acesso em: 29 abr. 2024.

BERGMANN, Juliana Cristina Faggion; CESCO, Andréa. Literatura em sala de aula: tradução pedagógica como espaço de práticas reflexivas e de aprendizagem. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8673936. Acesso em: 29 abr. 2024.

TAVARES ALVES, Cláudia; SANTI, Elena. Potências poéticas: leitura e tradução de poesia em aulas de línguas adicionais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8674053. Acesso em: 29 abr. 2024.

TAKAHASHI, Neide Tomiko. Construto didático de leitura literária no ensino de português como língua adicional: um percurso entre materiais e métodos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8674019. Acesso em: 29 abr. 2024.

DE ALMEIDA OLIVEIRA, Desirée; BAIALUNA DE ANDRADE, Patrícia Helena. Cisão entre língua e literatura: uma análise de livros didáticos de Português como língua adicional. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8674047. Acesso em: 29 abr. 2024.

SALERA MALTA, Liliane; MERLO, Marianna Cardoso Reis; OLIVEIRA, Saullo Peixoto de; SILVA, Larissa Castro Mota Sampaio da. "Juvenal, the knee": praxiologias em tradução literária e educação linguística com crianças. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8674041. Acesso em: 29 abr. 2024.

BARCELLOS, Nathan Santos; SCHLATTER, Margarete. O ensino de literatura em uma proposta pedagógica interdisciplinar para os componentes curriculares Língua Inglesa e Arte. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8673885. Acesso em: 29 abr. 2024.

PORCELLATO, Adriana Mendes; PRADO, Malila. In altre parole e de outras perspectivas: literatura e autobiografias linguísticas na sala de aula de línguas adicionais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8674052. Acesso em: 29 abr. 2024.

BOECHAT, Fernanda Boarin. Mobilidades literárias: o ensino de literatura e o letramento literário a partir do contexto de Alemão como Língua Estrangeira (ALE/DaF). Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 63, n. 1, [s.d.]. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8674046. Acesso em: 29 abr. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Cláudia Tavares Alves, Lua Gill da Cruz

Downloads

Não há dados estatísticos.