Banner Portal
v. 24 n. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas

Editorial

735-736
Educação bilingue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8671715
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8671715

Apresentação

737-741
Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8671673
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8671673

Dossiê

Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, José Raimundo Rodrigues, Daniel Junqueira Carvalho
742-760
Reflexões sobre educação de surdos em nossa contemporaneidade: a libras como língua da escola
https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8669320
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8669320
Flaviane Reis, Marisa Dias Lima
761-780
Educação bilíngue de surdos na LDB: uma nova conquista do movimento surdo
https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8670061
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8670061
Fabrice Bertin, Andrea Benvenuto
781-795
Língua de sinais e ensino bilíngue: simples escolha linguística e pedagógica? A lição de Auguste Bébian
https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8670059
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8670059
Regina Maria de Souza , Fábio Bezerra de Brito, Cristina Gil
796-810
Projeto de uma colônia agrícola de surdos: uma surdotopia no século XIX francês?
https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8669147
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8669147
João Carlos Gomes, Shirley Vilhalva
811-825
Epistemologias azuís das línguas de sinais indigenas
https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8669296
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8669296
Alejandro Oviedo
826-847
Uma reconstrução histórica da implementação de um modelo bilíngüe nas escolas para surdos na Venezuela entre 1985 e 1996
https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8669157
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8669157
Leonardo Peluso
848-865
Considerações sobre a educação bilíngue para a comunidade surda no Uruguai
https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8669209
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8669209
Maria Tagarelli De Monte
866-881
A vida depois da escola: educação de surdos e aprendizagem ao longo da vida na Itália
https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8670247
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8670247

Artigos

Sandra de Oliveira, Sabrine Borges de Mello Hetti Bahia, Antônia Regina Gomes Neves
882-902
Professores iniciantes e coformação: indicações para as políticas públicas de formação continuada
https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8663612
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8663612
Rodrigo Klassen Ferreira, Karla Saraiva
903-920
Educação profissional e o avanço do trabalho precarizado
https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8663480
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8663480
Bruna Hamann, Daniela Hostin, Daniela Tomio, Mauricio Capobianco Lopes
921-940
Conectando-se com o ambiente: uma análise de práticas educativas com tecnologias para a educação ambiental no espaço escolar
https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8661527
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8661527
Patricia Michelotti, Graziela Frainer Knoll, Valeria Iensen Bortoluzzi , Taís Steffenello Ghisleni
941-955
Estudo das ilustrações aplicadas a livros infantis: uma pesquisa bibliográfica a partir dos portais datacapes e scielo
https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8664014
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8664014
Luísa Pavlick Pereira, Márcia Rosa da Costa, Sílvio Cesar Cazella
956-975
Estilos de aprendizagem e construção do conhecimento na modalidade de educação a distância: contribuições ao debate
https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8663876
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8663876
Márcia Aparecida Jacomini, Eliane da Costa Bruini, Caio Cabral da Silva
976-995
Gestão para resultados e controle do trabalho docente na política educacional paulista (2011-2014)
https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8661570
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8661570