Banner Portal
v. 11 n. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"
Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"

Editorial

1-7
Editorial
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.911
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.911
8-14
Editorial English
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.912
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.912

Apresentação

15-17
Apresentação
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.913
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.913

Artigos

Luciano Accioly Lemos Moreira
1-17
A pesquisa em educação no Brasil: uma crítica a fragmentação do conhecimento
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.914
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.914
Sonia Regina Landini
18-34
Professor e seu trabalho: cotidiano e conhecimento escolar
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.915
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.915
Hilda Gomes Dutra Magalhães, José Damião Trindade Rocha, Luiz Antônio Hunold de Oliveira Damas
35-51
O currículo como vivência da complexidade no espaço escolar
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.916
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.916
Lucrécia Stringhetta Mello, Graziela Zambão Abdian Maia
52-73
Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.917
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.917
Franciele Roos da Silva Ilha, Hugo Norberto Krug
74-95
O processo de formação de professores de educação física: realidade e desafios
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.918
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.918
Delton Aparecido Felipe, Teresa Kazuko Teruya
96-122
Imagens da África no cinema: o potencial da mídia no ensino de história
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.919
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.919
Dircéia Cristina da Silva, Paulo Sérgio Souza Junior
123-147
Notas no percurso: linguagem musical e Síndrome de Williams
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.920
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.920
Leilah Santiago Bufrem, Sandra de Fátima Santos
148-174
Ciência da informação e uso metodológico da etnografia
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.921
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.921

Debate

Dartel Ferrari de Lima, Vilmar Malacarne
175-205
Ética em pesquisa envolvendo seres humanos: reflexões a partir das experiências da UNIOESTE – ciência e educação
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.922
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.922
Francisco Neto Pereira Pinto, Hilda Dutra Gomes Magalhães
206-233
A legislação ambiental do município de Araguaína: para quem?
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.923
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.923
Diléia Aparecida Martins, Vera Lúcia de Carvalho Machado
234-254
Educação bilíngue para surdos: um olhar a partir da trajetória de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.924
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.924

Ensaio

Rita Ribes Pereira
255-272
Reflexões sobre a feitura e os usos da imagem na pesquisa em educação: os óculos de Win Wenders e o olhar de Bavcar
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.925
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.925

Pesquisa

Stevan de Camargo Corrêa, Larissa Medeiros Marinho dos Santos
273-297
Preconceito e educação a distância: atitudes de estudantes universitários sobre os cursos de graduação na modalidade a distância
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.926
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.926
Leilah Santiago Bufrem, Tidra Viana Sorribas
298-326
Práticas de leitura em meio eletrônico
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.927
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.927
Cesar Augusto Alves da Silva
327-348
Evidências empíricas da semiformação
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.928
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.928

Revisão de Literatura

Josué Laguardia, Margareth Portela
349-379
Evasão na educação a distância
https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.929
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v11i1.929