Banner Portal
v. 14 n. 1 (2022): Dossiê Temático: Educação e Epistemologias
Dossiê Temático: Educação e Epistemologias

Créditos da imagem:
Claudyo Casares (2013 - Flickr)

Editorial

Silvio Sanchez Gamboa
1-9
Educação e epistemologias
https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8670073
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8670073

Dossiê

Carolina Nozella Gama, Joelma de Oliveira Albuquerque, Celi Nelza Zülke Taffarel
10-35
A pedagogia histórico-crítica no quadro das ideias pedagógicas contra-hegemônicas
https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668571
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668571
Marcelo Donizete da Silva
36-64
A concepção ideológica da teoria da complexidade que se desdobra na educação brasileira e latino-americana
https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668505
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668505
Manoel Francisco do Amaral
65-91
Educação e epistemologias: críticas à pedagogia das competências à luz da pedagogia histórico-crítica
https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668490
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668490
Juliana Cristina Bomfim
92-111
Atravessando linhas : diálogos sobre epistemologias e educação
https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668570
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668570
Tadeu João Ribeiro Baptista
112-135
Corporeidade e epistemologia
https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668684
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668684
Rafael Belo, Luís Paulo Leopoldo Mercado
136-166
Mapeamento do método fenomenológico nas pesquisas em educação no Brasil
https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668099
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668099
José Renato Polli
167-200
Humanismo marxista em Edward Thomspon e Paulo Freire: a educação vista de baixo
https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668569
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668569
Danillo Silva Feitosa, Geisa Ferreira dos Santos, Sandra Regina Paz da Silva
201-221
Paulo Freire e a pedagogia libertadora : uma ameaça à perspectiva de educação neoliberal da (extrema) direita no Brasil
https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668581
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668581
Joelma de Oliveira Albuquerque, Celi Nelza Zülke Taffarel, Carolina Nozella Gama
222-239
Bases epistemológicas da educação do campo: projeto histórico e teoria pedagógica em disputa
https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668593
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668593

Artigos

José Bezerra Silva, Anderson de Alencar Menezes
240-258
Educação escolar quilombola: do silenciamento à emancipação
https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8664170
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8664170
Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior
259-287
A epistemologia do uso e a educação: algumas implicações
https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8666636
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8666636
Marcelo Felipe Vier, Betina Schuler
288-316
Por uma educação filosófica do olhar
https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668517
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668517
Arlete Pierina Calderan
317-338
Auto(trans)formação permanente com professores e os temas catástrofes e interdisciplinaridade
https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8667391
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8667391
Vânia Lisa Fischer Cossetin
339-361
Para começar a falar sobre ética
https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8666721
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8666721
Fernando Xavier Silva, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi
362-386
Os critérios de cientificidade na pesquisa-ação: uma metassíntese qualitativa (1998-2019)
https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8666527
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8666527