Banner Portal
v. 23 n. 3 (2021): Interculturalidade e Imigração: impactos e desafios à educação
Interculturalidade e Imigração: impactos e desafios à educação

Foto de capa: Mauro Guari.

Editorial

572-575
Educação no contexto das migrações e interculturalidade
https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8666614
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8666614

Apresentação

576-580
Interculturalidade e imigração: impactos e desafios à educação
https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8666355
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8666355

Dossiê

Raúl Fornet Betancourt
581-591
Interculturalidade, migração e educação no mundo contemporâneo
https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664068
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664068
Adecir Pozzer, Rosana Silva de Moura
592-604
Sentidos de espacialidade enquanto dimensão formativa: uma incursão filosófica no fenômeno das migrações
https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664094
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664094
José María Hernández Díaz
605-625
Imigrantes, refugiados e educação na Espanha na festa da Ciência da Universidade
https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664057
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664057
Pedro Garrido Rodríguez
626-640
Desafios e oportunidades do sistema educacional diante da imigração e da diversidade cultural
https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664049
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664049
Santiago Esteban Frades, Carmen Romero Ureña
641-657
O processo da migração em relação com a educação dos estudantes imigrantes na espanha: integrantes a levar em conta
https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664152
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664152
Zenaide Borre Kunrath, Elcio Cecchetti
658-676
Educação intercultural crítica e suas potencialidades para outra gestão escolar
https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664215
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664215
Leonel Piovezana, Fernanda Machado Dill, Cláudia Battestin, Anderson Luiz Tedesco
677-696
A oralidade na construção de um ethos decolonial Kaingang
https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664214
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664214

Artigos

Michelle Carreirão Gonçalves, Alexandre Fernandez Vaz
697-715
Corpos em disputa, territórios a conquistar: mulheres no rúgbi
https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657606
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657606
Ivany Pinto Nascimento, Lourival Nascimento
716-738
Jovens cegos tateando os seus projetos de vida um estudo sobre suas representações
https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657625
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657625
Rebeca Amorim, Cássia Ferri
739-756
Formação humana integral no ensino médio: um estudo das legislações e orientações curriculares nacionais no Brasil, Chile e Argentina
https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657657
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657657
João Piedade, Nuno Dorotea
757-775
Validação da escala de utilização das tecnologias digitais na gestão escolar
https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657850
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657850
Steferson Zanoni Roseiro, Janete Magalhães Carvalho
776-792
Escola de gente feia
https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657881
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657881
Marta Adriana da Silva, Priscila Cadorin Nicolete, Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Aline Coêlho dos Santos
793-815
Informática na educação básica pública brasileira: análise sobre sua importância, tendências e desafios
https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657915
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657915