Editorial

Palavras-chave: História da educação - Editorial

Resumo

Com este número 78 da Revista HISTEDBR On-Line encerramos as publicações de 2018.

Como sabido, a Revista HISTEDBR On-Line é um periódico que publica estudos e pesquisas desenvolvidos na área da Educação e que estabelecem diálogo entre História, Sociedade e Educação. Buscando inserir os debates contemporâneos no escopo da revista inauguramos, este ano, a Sessão Debates, além de termos destacado, nos editoriais, aspectos que consideramos relevantes para compreensão da conjuntura atual. Os próprios editoriais expressam esse movimento da história atual e, por isso, destacamos nesse último editorial alguns pontos importantes, reforçando-os como primordiais para compreensão do tempo presente.

Encerramos o ano com a publicação na Sessão debates do Ensaio de Luiz Carlos de Freitas intitulado “ESCOLAS APRISIONADAS EM UMA DEMOCRACIA APRISIONADA: anotações para uma resistência propositiva” e, compondo ainda esse número 78, além do ensaio da Sessão debates, contamos com estudos e pesquisas com diferentes temáticas e abordagens realizados por pesquisadores vinculados a diferentes instituições Brasil e internacional, tais como: PUCPR, UEM, UFS, Unioeste, UFSCar, UFU, UEL, UTFPR, IFRJ, Universidade Franscicana, SME Cascavel, SME Aruarama, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Universidad Academia de Humanismo Cristiano e Universidad Andrés Bello (Chile). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Universidade Federal de São Carlos
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora adjunta do Deparamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Régis Henrique dos Reis Silva, Universidade Estadual de Campinas
Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Filosofia e História da Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Fabiana de Cássia Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Filosofia e História da Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Mara Regina Martins Jacomeli, Universidade Estadual de Campinas
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Filosofia e História da Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Referências

CAZAVECHIA, William Robson; ARNAUT DE TOLEDO, Cézar de Alencar. A educação na concepção de Herbert Marshall McLuhan (1911-1980). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, dez. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652024. Acesso em: 21 dez. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8652024.

CRUZ, Crislaine Santana; BRETAS, Silvana Aparecida. O método da emancipação chega ao novo mundo: o ensino universal de Jacotot no Brasil (1840-1848). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, dez. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653536. Acesso em: 21 dez. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8653536.

FREITAS, Luiz Carlos de. Escolas aprisionadas em uma democracia aprisionada: anotações para uma resistência propositiva. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, dez. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654333. Acesso em: 21 dez. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8654333.

GATICA, Cristian Olivares et al. Contribuições teóricas para a análise da dimensão política-educacional do projeto histórico popular chileno. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, nov. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653887. Acesso em: 21 dez. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8653887.

MALANCHEN, Julia; ANJOS, Ricardo Eleutério dos. Educação escolar e o desenvolvimento do pensamento conceitual na adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, dez. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653412. Acesso em: 21 dez. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8653412.

MALAQUIAS, Tadeu Aparecido; VIEIRA, Alboni Marisa. O curso de licenciatura em música da Escola de Música e Belas Artes do Paraná: lutas e conquistas entre os anos 1949 e 1973. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, dez. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652175. Acesso em: 21 dez. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8652175.

MAZARO, Leonete Dalla Vecchia; ORSO, Paulino José. O processo de produção do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, dez. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653854. Acesso em: 21 dez. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8653854.

MOLINA, Rodrigo Sarruge. História, instituições escolares e o materialismo histórico dialético. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, dez. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652660. Acesso em: 21 dez. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8652660.

PETTO, Danielle Souza; NASCIMENTO, Manoel Nelito Matheus. A extensão universitária: contribuições da Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR para as relações étnico-raciais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, dez. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653367. Acesso em: 21 dez. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8653367.

RAMOS JUNIOR, Armenes de Jesus et al. A ideologia do empreendedorismo e da inovação nas universidades públicas brasileiras na fase do capital financeiro / monopolista. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, dez. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652034 . Acesso em: 21 dez. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8652034.

RIBEIRO, Suellen Cristine Isidoro; VELLOSO, Verônica Pimenta; MOREIRA, Maria Cristina do Amaral. História e filosofia da ciência em evento de ensino de ciências. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, dez. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652249. Acesso em: 21 dez. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8652249.

SANTOS, Adriana Regina de Jesus. O imaginário e a construção do gênero e da docência na cidade de Londrina: conceito, contexto e implicações. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, dez. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651394. Acesso em: 21 dez. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8651394.

SILVA, Carla Cristina Jacinto et al. Periódicos especializados e a historiografia da educação no Brasil: Revista Brasileira de História da Educação (SBHE) e a Revista HISTEDBR On-line (UNICAMP) (2013-2015). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, dez. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652506. Acesso em: 21 dez. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8652506.

SILVA, João Carlos da. Laicismo, liberdade religiosa e educação no Brasil na perspectiva do apostolado positivista (1880-1930). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, dez. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653196. Acesso em: 21 dez. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8653196.

ZIMMER, Sérgio Antônio; CASTANHA, André Paulo. Educação escolar e transformação social: leituras de Manacorda e Mészáros. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, dez. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653472. Acesso em: 21 dez. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8653472.

ZUCOLOTTO, Marcele Pereira da Rosa. Contribuições da psicologia à educação básica e o problema da psicologização da educação: uma revisão narrativa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, dez. 2018. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652472. Acesso em: 21 dez. 2018. doi:https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8652472.

Publicado
2018-12-21
Como Citar
Coutinho, L. C. S., Silva, R. H. dos R., Rodrigues, F. de C., & Jacomeli, M. R. M. (2018). Editorial. Revista HISTEDBR On-Line, 18(4), 902-905. https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8654319
Seção
Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 > >>