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v. 10 n. 39: set. 2010
set. 2010

Artigos

Ariel Langer
4-31
“Ciencia y tecnología en Argentina: transformación del rol de las instituciones científicas en un mundo mercantil. El caso de la universidad pública argentina”
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639715
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639715
José Luís Sanfelice
32-41
História de instituições escolares e micro história
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639716
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639716
Olinda Maria Noronha
42-75
Contribuição para a história e a historiografia da educação brasileira: os manuais escolares das bibliotecas públicas municipais de Campinas – SP (1889-1970)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639717
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639717
Mara Regina Martins Jacomeli
76-90
A lei 5.692 de 1971 e a presença dos preceitos liberais e escolanovistas: os estudos sociais e a formação da cidadania
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639718
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639718
Jefferson Carriello do Carmo
91-103
Educação e as associações sindicais em Sorocaba no início do século XX
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639719
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639719
Lia Tiriba
104-118
Processo de trabalho e processo educativo: notas sobre o “período de ouro” da educação de adultos em Portugal
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639720
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639720
Janaina Cassiano Silva, Alessandra Arce
119-135
Infância, conhecimento e função docente nos documentos do MEC destinados a educação infantil: uma análise a luz da psicologia histórico-cultural
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639721
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639721
José Claudinei Lombardi
136-152
Trabalho e educação infantil em Marx e Engels
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639722
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639722
Melânia Mendonça Rodrigues
153-168
De espaço público a organismo governamental: transmutações de mecanismos de participação popular
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639723
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639723
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
169-182
Políticas evidenciadas em transições administrativas: em nome do compromisso com a mudança
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639724
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639724
Eduardo Pinto e Silva, Leonardo Sacramento
183-196
Mundialização do capital e ciência: elementos da teoria do valor de Marx para o debate sobre o trabalho do professor pesquisador em ciência & tecnologia
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639725
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639725
Luiz Bezerra Neto, Maria Cristina dos Santos Bezerra, Manoel Nelito Matheus Nascimento
197-210
A participação dos conselhos de educação na proposição de políticas públicas e seus limites
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639726
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639726
Carlos Lucena, Mário Borges Netto
211-224
Formação dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: as atribuições do movimento frente à sua base
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639727
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639727
Fabrício do Nascimento, Hylio Laganá Fernandes, Viviane Melo de Mendonça
225-249
O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639728
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639728
Delton Aparecido Felipe, Teresa Kazuko Teruya
250-266
Nota sobre as políticas em prol do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação escolar
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639729
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639729
Paulo Gomes Lima
267-285
Ações afirmativas e universidade no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639730
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639730
Luiz Roberto Gomes
286-296
Teoria crítica e educação política em Theodor Adorno
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639731
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639731
Marcelo Paula de Melo
297-315
Boaventura de Sousa Santos e antimarxismo: algumas notas
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639732
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639732

Documento

Wilson Sandano
316-320
Vicissitudes de um inspetor de distrito em Sorocaba, em meados do século XIX
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639733
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639733
Nicholas Davies
321-345
A Conferência Nacional de Educação (CONAE) e suas fragilidades
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639734
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639734

Resenha

Michele Varotto
346-349
AZEVEDO, F. de et.al. Notas para a História da Educação. (Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova). Revista Brasileira de estudos pedagógicos. Rio de Janeiro, v. XXXIV, n. 79, p. 108-127, jul-set, 1960.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639735
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639735
Priscila Marília de Oliveira
350-352
BINET, A.; SIMON, Th. Testes para medida do desenvolvimento da inteligência nas crianças. Tradução de Lourenço Filho. São Paulo: Editora Companhia Melhoramentos, 1929.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639736
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639736
Denise Kloeckner Sbardelotto
353-356
MILLER, Tom Oliver. A segunda Revolução Científica: como o pensamento sobre o Universo chegou a se transfigurar nos últimos anos, na visão de um antropólogoarqueólogo transdisciplinar. Natal - RN: EDUFRN, 2009.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639737
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639737
Jeferson Anibal Gonzalez
357-361
CASTANHO, Sérgio. Teoria da história e história da educação: por uma história cultural não culturalista. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639738
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639738
Janaina Cassiano Silva
362-365
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639739
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639739
Patricia Lopes Fernandes
366-369
SCALCON, Suze. À procura da unidade psicopedagógica: articulando a psicologia histórico-cultural com a pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP. Autores Associados, 2002.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639740
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639740

Resumo

Ana Elisa de Arruda Penteado
370-370
Da renovação educacional do “Colégio Progresso Campineiro” à gênese da “Escola Comunitária de Campinas”
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639741
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639741
Enio Antonio De Almeida
371-371
Academia do Barro Branco: a história da criação e implantação da escola de formação dos oficiais da força pública paulista na república
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639742
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639742
Ricardo Pereira
372-372
O marxismo na produção educacional brasileira das décadas de 1970-1980
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639743
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639743

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639744
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639744