Banner Portal
v. 13 n. 2 (2021): Número temático: Paulo Freire: filosofia, educação e ensino de línguas como direito humano
Número temático: Paulo Freire: filosofia, educação e ensino de línguas como direito humano

Número temático que se vincula ao prensamento filosófico da Paulo Freire por ocasião dos 100 anos de seu nascimento. 

Fonte da imagem: Paulo Freire. In: Wikipedia. Disponível em: https://es.wikipedia.org/wiki/Paulo_Freire.

Editorial

Silvio Gamboa
2204 - 2211
Editorial: Paulo Freire: filosofia, educação e ensino de línguas como direito humano
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8667031
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8667031

Dossiê

Barbra Sabota, Ricardo Regis de Almeida, Rodrigo Milhomem de Moura
2212-2234
Retorno à sombra de uma mangueira: uma conversa sobre nossas praxiologias à moda de Paulo Feire
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665849
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665849
Antonio Carlos Souza, Luiz Antonio Olivera
2235 - 2254
Paulo Freire: da arte de dialogar, de lembrar, de recriar como prática política e de projeto educativo
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665510
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665510
Kelly de Melo Nogueira Loureiro, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
2255 - 2269
Denúncia através de gêneros multimodais : opressão no processo educativo em tempos de pandemia
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665468
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665468
Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite, Ana Cláudia Turcato de Oliveira, Andréa Santana Silva e Souza
2270 - 2295
As contribuições de Paulo Freire para o entrelaçamento de vozes no ensino crítico de língua inglesa
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665839
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665839
Pedro Paulo Souza Brandão, Maria Rosilene Maués Gomes, Carlos Nazareno Ferreira Borges
2296 - 2322
Ensino Remoto na perspectiva Freireana: limites e possibilidades para prática crítico-libertadora
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665509
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665509
Samuel Penteado Urban, Juliana Paiva Santiago
2323 - 2337
O pensamento freiriano e o ensino da língua tétum durante a resistência timorense
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665504
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665504
Daniel Ribeiro de Almeida Chacon, Guilherme Oliveira e Silva, Ana Luiza Fontoura Pinheiro
2338 - 2356
A dialética subjetividade-objetividade: elementos marxianos na leitura filosófica de Paulo Freire
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8666227
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8666227
Juliana Cristina Costa, Valdirene Costa, André Luis de Andrade Melo
2357 - 2384
Paulo Freire, o direito à educação como prática emancipatória e a identidade da educação infantil
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665842
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665842
Samuel Penteado Urban
2385 - 2396
Processos educativos na escola e fora da escola: reflexões acerca do multiculturalismo
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8664710
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8664710

In Memoriam

Rosana Helena Nunes, Dllubia Santclair, Kleber Aparecido da Silva Silva
2397 - 2418
Freire e o legado para a educação brasileira
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665854
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665854

Artigos

Daniela Aparecida Vieira
2419 - 2437
O ensino-aprendizagem de línguas adicionais para a construção da autonomia e da agência
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665767
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665767
Luan Alex de Mattos
2438 - 2451
A filosofia no espaço escolar como possibilidade de cisão da Ideologia: uma breve análise
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8660801
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8660801
Naiane Castro Sales, João Flávio de Almeida, Maria Beatriz Ribeiro Prandi-Gonçalves
2452 - 2479
Literatura marginal: uma ferramenta na (re)construção do sujeito periférico infantil
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8664008
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8664008
Israel Alexandria Costa
2480 - 2497
Para uma investigação filosófica em tempos de pandemia
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8661590
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8661590
Thiago Luiz de Sousa
2498 - 2515
Paul Ricoeur, a educação e a docência: uma reflexão a partir de Novaski
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665085
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665085
Débora Cristina Vasconcelos Aguiar, Paulo Meireles Barguil
2516 - 2546
O aprendiz e a (im)possibilidade da autonomia
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8666268
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8666268

Ensaios

Jonas Rangel Almeida, Karina Cássia Oliveira Reis
2547 - 2573
Cenas de um casamento: das lentes de Bergman à interpretação de Freud de Marcuse
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8657678
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8657678

Resenha

José Renato Polli
2574 - 2587
Contestando o desenvolvimento global da educação sustentável e inclusiva: reforma educacional e os desafios da globalização neoliberal
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665496
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8665496
Victor Fiori Augusto (Resenhista)
2588 - 2594
Escola pública hoje : desafios, debates e lutas
https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8660559
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v13i2.8660559