Banner Portal
v. 3 n. 2 (2011): Poiethos - segmento Política
Poiethos - segmento Política

Editorial

Gustavo Bolliger Simões, César Nunes
1-3
Política, Educação e a Realidade Educacional e Escolar
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635446
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635446

Dossiê

César Nunes
4-17
Política, sexualidade e educação
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635447
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635447
Aurélio Bona Junior
18-43
A ontologia de Lukács e a sexualidade em perspectiva emancipatória
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635448
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635448
Vanessa Gandra Martins
44-55
Um olhar crítico sobre a figura da condessa de Barral na biografia histórica
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635449
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635449
Adálcia Canedo da Silva Nogueira
56-85
As políticas educacionais hegemônicas na industrialização tardia do Paraná: a proposta de Erasmo Pilloto, matrizes, alcances e contradições
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635450
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635450
Fabiana Marques Jeremias Leite Vaz
86-100
O substrato histórico material para uma reflexão da relação entre Design e Educação
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635451
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635451
Ana Lúcia Soares da Conceição Araújo
101-123
Lacunas da educação infantil
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635452
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635452
Anna Selmira Jardim Silva
124-141
Afetividade e construção de conhecimento: a produção textual como portadora de conteúdo
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635453
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635453
Carlos Eduardo Raimundo da Silva, Camila da Cunha Nunes, Fabio Zoboli
142-155
A interdisciplinaridade como proposta pedagógica para a inclusão nas aulas de educação física escolar
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635454
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635454
Eduardo Donizeti Girotto
156-178
Escola e democracia: diálogo e conflito
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635455
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635455
Renata Andrade
179-188
Disciplina na educação prática de Kant
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635456
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635456
Rosângela Aparecida Ferini
189-203
Supervisão de Ensino: dos mitos às perspectivas emancipatórias
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635457
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635457
Francisca Helena de Oliveira Holanda, Maria Cleide da Silva Barroso
204-229
O movimento de Educação para Todos: a escolarização básica como retórica na formação do trabalhador
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635458
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635458
Michele Alexandra Fachini
230-243
Sexualidade e Educação: fundamentos políticos e possibilidades pedagógicas
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635459
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635459
Maria Cristiani Gonçalves Silva, César Nunes
244-259
Os pressupostos filosóficos do cooperativismo educacional no estado de São Paulo
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635460
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635460
César Nunes
260-263
Homenagem a Carlos Paiva
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635461
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635461

Artigos

Neusi Aparecida Navas Berbel, Sílvio Ancízar Sánchez Gamboa
264-287
A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635462
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635462
Katia Cilene Santos
288-297
A importância do texto filosófico nas aulas de Filosofia
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635463
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635463

Leituras

Samuel Mendonça, Patrícia Nunes Arantes
298-304
Resenha da obra Nietzsche e o Paradoxo
https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635464
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v3i2.8635464