Notícias

Chamada para artigos 2020

2020-05-15

A Revista Urbana, agora publicação contínua, recebe artigos vinculados ao dossiê temático proposto para o ano de 2020 e também artigos livres. Convidamos pesquisadores(as) interessados(as) na discussão proposta e/ou em temáticas ligadas à história urbana a enviarem suas contribuições. 

Dossiê: "Práticas sociais e cidades: lugares e fluxos"

Editores convidados: Verônica Sales (UNESP) e Álamo Pimentel (UFSB).

A cidade contemporânea passa por novas configurações ligadas às tecnologias de comunicação e informação, levando a profundas mudanças espaço-temporais. Às antigas infra-estruturas de comunicação, transporte, energia, iluminação e saneamento, somam-se novas infra-estruturas digitais – internet, wireless, celular, satélites, reestruturando o espaço urbano (Lemos, 2004), constituindo assim, os espaços de fluxos, os quais permitem interações e trocas a partir de posições fisicamente deslocadas (Castells, 1996, apud Lemos, 2004). Mas longe desta cidade eletrônica, ou dos espaços de fluxos, representarem a superação ou desmaterialização da cidade física, ou da cidade de lugares (com suas ruas, praças, e monumentos etc), novas formas de relação entre elas se constroem (Lemos, 2004). Isto leva a importantes modificações do espaço urbano – em suas práticas ligadas ao trabalho, à moradia, ao consumo, ao lazer, mobilidade, educação, etc... - bem como as suas demandas de desprivatização e expansão do espaço público urbano, de suas vias, edifícios, monumentos, equipamentos etc. 

Entendendo a materialidade urbana como uma composição de uma série de temporalidades, longe de ser uma mera sobreposição de épocas distintas (Lepetit, 2001), o dossiê convida trabalhos provenientes de vários campos disciplinares que abordem como as práticas sociais articulam no urbano essas distintas temporalidades espaciais, o que elas revelam sobre as convergências e dissonâncias entre a materialidade urbana e seus usos, num contexto cada vez mais mediado por estes espaços virtuais, ou pela cibercidade.

Saiba mais sobre Chamada para artigos 2020

Edição Atual

v. 11 n. 3 (2019): set./dez. [23] - Dossiê: ArteCidade
A capa, impressa em fundo branco, apresenta na parte central superior, logotipo da Revista Urbana em preto, sua designação e ISSN. Na parte inferior direita aparece o nome do dossiê Arte e Cidade, direcionado de baixo para cima com letras em caixa alta e impressos em preto. Logo abaixo do título do dossiê, aparece impresso os dados do volume publicado (v. 13, n. 3 (2019)). Como plano de fundo apresenta arte gráfica em amarelo e magenta simulando as letras A e C entrelaçadas.

Nesta edição, convidamos o artista gráfico João Costa para criar uma fanzine utilizando-se de recortes de textos e imagens dos próprios artigos que compõem o dossiê ArteCidade.

 

Publicado: 2020-05-08
Ver Todas as Edições