Editorial

  • Fabiana de Cássia Rodrigues Universidade Estadual de Campinas
  • Luciana Cristina Salvatti Coutinho Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-8682-0952
  • Régis Henrique dos Reis Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Mara Regina Martins Jacomeli Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: História da Educação - Editorial.

Resumo

O número 72 da Revista Histedbr on line reitera o compromisso do periódico com a produção e difusão de conhecimentos científicos, em meio a um contexto de grave contingenciamento de recursos para educação e a ciência. São publicados 14 artigos, que abordam os seguintes temas da área educacional: fundamentos, história, política e formação de professores. Com destaque para dois artigos que trazem as ideias de Antonio Gramsci (1891-1937), um dos maiores marxistas do século XX, no ano em que lembramos dos oitenta anos de sua morte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana de Cássia Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em História Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professora do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação.
Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Universidade Federal de São Carlos
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2002). É Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp e pós-doutora pela Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS. Atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR - GT Unicamp e professora adjunta do Deparamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - campus Sorocaba. Atuou como Diretora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Limeira/SP, Professora Doutora I (substituta) da Faculdade de Educação da Unicamp e docente dos cursos de especialização em Educação do Centro Universitário Salesiano-UNISAL. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: história da educação, formação de professores e trabalho docente, política educacional e gestão da educação.
Régis Henrique dos Reis Silva, Universidade Estadual de Campinas
Professor do Departamento de Filosofia e História da Educação da FE/Unicamp.
Mara Regina Martins Jacomeli, Universidade Estadual de Campinas

Profa. do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp

Referências

COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos et al. A política de educação para o ensino médio no Brasil: reflexões sobre o plano de desenvolvimento da educação e o novo plano nacional de educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 678-698, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645860 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645860.

COSTA, Suenya do Nascimento; COSTA, Jean Carlo de Carvalho. Carneiro da Cunha: análise da atuação política na província da Parahyba do norte (1874-1876). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 469-489, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645832 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645832.

CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva; BATISTÃO, Marci; PIO, Camila Aparecida. Propostas de inovação e redesenho curricular: o ensino médio em questão. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 662-677, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644283 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8644283.

FILIPIM, Priscila Viviane de Souza; ROSSI, Ednéia Regina; RODRIGUES, Elaine. História da institucionalização da educação infantil: dos espaços de assistência à obrigatoriedade de ensino (1875-2013). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 605-620, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650411 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650411.

GERELUS, Sergio Henrique. A organização da instrução pública no Brasil: um estudo comparativo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 703-707, jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650456 >. Acesso em: 20 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650456.

IVASHITA, Simone Burioli; SCHELBAUER, Analete Regina. Boletim da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná (1951 – 1953): representações sobre a escola rural. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 559-577, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650410 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650410.

KRONBAUER, Gláucia Andreza; NASCIMENTO, Maria Isabel de Moura. Circo, educação e continuidade: a criação da escola nacional e a formação do artista no Brasil entre 1975-1984. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 578-604, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650407 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650407.

LOUREIRO, Bráulio. O ativismo de rappers e o “progresso intelectual de massa”: uma leitura gramsciana do rap no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 419-447, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645849 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645849.

MACHADO, Maria Cristina Gomes; MARTINELI, Laís Pacifico. A formação moral e cívica das crianças brasileiras na Primeira República pela prática da leitura de livros infantis: uma análise de contos pátrios (1904). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 511-533, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650408 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650408.

NERY, Vitor Sousa Cunha; FRANÇA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de. Imigração e educação na Província do Pará: instrução primária na colônia agricola de Benevides (1861-1881). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 490-510, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645851 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645851.

OLIVEIRA, Blenda Cavalcante de; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Verticalização e trabalho docente nos institutos federais: uma construção histórica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 639-661, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645865 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8645865.

OLIVEIRA, Marco Aurélio Gomes de; NETTO, Mario Borges; LUCENA, Carlos Alberto. A modernidade e o projeto de formação humana Comeniano. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 448-468, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650441 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650441.

RAGAZZINI, Dario. Sobre a antropologia de Antonio Gramsci. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 410-418, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650402 >. Acesso em: 06 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650402.

RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano. Expansão e consolidação das escolas normais no Paraná: um olhar a partir do Norte pioneiro paranaense (1926-1971). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 534-558, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650405 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650405.

SILVA, Ligiane Aparecida da Silva. A escola primária na Primeira República: contribuições para a história e a historiografia da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 699-702, jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650455 >. Acesso em: 20 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650455.

SOUZA, Francisco das Chagas Silva; RODRIGUES, Iaponira da Silva. Formação de professores para educação profissional no Brasil: percurso histórico e desafios contemporâneos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 621-638, abr./jun. 2017. ISSN 1676-2584. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644682 >. Acesso em: 16 out. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i2.8644682.

Publicado
2017-10-20
Como Citar
Rodrigues, F. de C., Coutinho, L. C. S., Silva, R. H. dos R., & Jacomeli, M. R. M. (2017). Editorial. Revista HISTEDBR On-Line, 17(2), 406-409. https://doi.org/10.20396/rho.v17i2.8650642
Seção
Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 > >>