Banner Portal
v. 10 n. 38e: ago. 2010 (n. esp.)
ago. 2010 (n. esp.)

Número especial da Revista Histedbr organizado pelo Grupo de Trabalho "História, Trabalho e Educação" (HISTEDBR) e a Rede de Estudos do Trabalho (RET), com a temática: "Trabalho e Educação: questões teóricas e metodológicas”.

Editorial

Carlos Lucena, Roberto Leme Batista, Fabiane Santana Previtalli, Robson Luiz de França
1-4
Editorial
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639745
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639745

Artigos

GT Histedbr
2-4
Entrevista Michael Lowy
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639746
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639746
Itsvan Mészáros
5-20
A reorientação marxiana do método
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639747
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639747
Adrián Sotelo Valencia
21-30
Marxismo histórico-dialético: questões teóricas e metodológicas
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639748
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639748
Carlos Lucena, Robson Luiz de França, Fabiane Santana Previtalli, Adriana Cristina Omena dos Santos, Guilherme Saramago
31-50
F. A. Von Hayek e o conhecimento tácito: uma análise das suas contradições
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639749
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639749
Ariovaldo Santos, Renan Araújo
51-64
Trabalho e educação: a crise da sociabilidade contemporânea e a perspectiva crítica da emancipação social
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639750
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639750
Amélia Kimiko Noma, Eliana Claudia Navarro Koepsel, Edinéia Fátima Navarro Chilante
65-82
Trabalho e educação em documentos de políticas educacionais
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639751
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639751
Domingos Leite Lima Filho
83-92
A “era tecnológica” entre a realidade e a fantasia: reflexões a partir dos conceitos de trabalho, educação e tecnologia em Marx
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639752
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639752
Pierre Trinquet
93-113
Trabalho e educação: o método ergológico
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639753
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639753
Eraldo Leme Batista, Marcos Roberto Lima
114-130
Trabalho, educação e hegemonia nos anos 1930 e 1940 no Brasil análise a partir do IDORT
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639754
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639754
Paulo César de Souza Ignácio
131-153
Do modelo agrário-exportador ao capitalismo urbanoindustrial: as políticas de formação da força de trabalho no âmbito da educação escolar no Brasil entre 1930 e 1945
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639755
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639755
Giovanni Alves, Roberto Leme Batista
154-174
O fetiche do capital intelectual: a ideologia do conhecimento e da adaptação no contexto da reestruturação produtiva do capital
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639756
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639756
Afonso Celso Scocuglia
175-190
Globalização, trabalho e docência: constatações e possibilidades
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639757
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639757
Liliana Rodrigues
191-205
Ensino secundário: a hegemonia do ensino académico
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639758
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639758
Liliana Soares Ferreira
206-222
O trabalho dos professores na escola: quando o tempo se trai.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639759
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639759
Eduardo Pinto e Silva, João dos Reis Silva Júnior
223-238
Estranhamento e desumanização nas relações de trabalho na instituição universitária pública
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639760
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639760
Idalice Ribeiro Silva Lima, Régia Cristina Oliveira, Maria Vieira Silva
239-250
Academic life academic lifetrabalho docente nas universidades federais brasileiras
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639761
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639761
Luiz Bezerra Neto, Maria Cristina dos Santos Bezerra
251-272
A importância do materialismo histórico na formação do educador do campo
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639762
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639762
Manoel Nelito Matheus Nascimento
273-282
História, trabalho e educação: relações de produção e qualificação da força de trabalho na agroindústria canavieira
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639763
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639763
Luiz Giani
283-307
Artes, para a didática da história
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639764
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639764

Documento

GT Histedbr
Mensagem de Getúlio Vargas ao Poder Legislativo – 1937
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639765
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639765
GT Histedbr
Mensagem de Juscelino Kubistchek ao Congresso Nacional – 1960
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639766
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639766
GT Histedbr
Mensagem de Jânio Quadros ao Congresso Nacional – 1961
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639767
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639767
GT Histedbr
Mensagem de João Goulart ao Congresso Nacional - 1962
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639768
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639768

Resenha

Lucineide Santos Silva
312-315
ALVES, Ana Elizabeth Santos; LIMA, Gilneide de Oliveira Padre; CALVANTI, Manoel Nunes Jr. (Orgs.). Interfaces entre história, trabalho e educação. Campinas, SP: Editora Alínea,2009
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639769
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639769
Andréia Farina de Faria
316-318
Capitalismo, Estado e Educação. Carlos Lucena (Org.). Campinas: Alínea, 2008, 217 p.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639770
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639770

Resumo

Beatriz Lemos Stutz
319-319
Técnico em enfermagem no município de Uberlândia: a construção histórica de uma profissão e a primeira instituição escolar
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639771
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639771
Paulo Vinicius Lamana Diniz
320-320
Educação profissional e filantropia capitalista: dimensões e significados de um projeto de “responsabilidade social empresarial”
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639772
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639772
Lúcia Elena Pereira Franco Brito
321-321
A educação na reestruturação produtiva do capital: um estudo sobre as reformas educativas e seu impacto no trabalho docente na rede estadual de ensino de Minas Gerais (2003-2008).
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639773
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639773
Cláudia Maria Moraes Mariano
322-322
História, trabalho e educação: um estudo sobre a formação/qualificação dos trabalhadores da indústria de cerâmica de Monte Carmelo, Minas Gerais (1970-2009)
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639774
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639774

Expediente

Expediente
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639775
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639775