Banner Portal
v. 20 n. 2 (2018): Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.
Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum.

Editorial

298-300
Brasil/Portugal: possibilidade de uma escola justa e das artes de fazer o comum
https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8652123
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8652123

Apresentação

301-304
Quando as escolas públicas se põem à prova da inclusão escolar: sobre as artes de fazer o comum - plural - nas escolas, em busca do justo.
https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8651992
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8651992

Dossiê

Alice Happ Botler
305-324
Justiça e democracia na escola: a arte de justificar práticas
https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650401
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650401
Flávia Inês Schilling
325-342
Mediação de conflitos, justiça restaurativa: caminhos para uma escola mais justa?
https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650506
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650506
Pâmela Suélli da Motta Esteves
343-367
A judicialização da escola: o papel dos conselhos tutelares na mediação dos conflitos
https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650654
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650654
Maria Cristina Gonçalves Vicentin, Gabriela Gramkow
368-390
Pistas para um agir criançável nas experiências de conflito
https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650659
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650659
José Manuel Resende, David Beirante
391-412
Educar a sexualidade a várias temperaturas na escola portuguesa
https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650670
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650670
Pedro Caetano
413-433
Melhorar o mundo, a escola e a si próprio: os caminhos entrecruzados da experiência juvenil
https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650671
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650671
Luís Gouveia
434-454
A autoridade docente e a complexa fabricação do comum: tensões e críticas na intervenção das famílias no trabalho dos professores
https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650672
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650672
Bruno Dionísio
455-474
Políticas da reversibilidade: extensões e opressões da justiça escolar
https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650903
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650903
Carla Biancha Angelucci, Adriana Watanabe, Renata Montrezol Brandstatter
475-494
A produção conjunta dos pactos de trabalho em educação
https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650685
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650685

Artigos

Marcelo Giordan, Luciana Massi
495-517
Formação e atuação do tutor como orientador de pesquisa na educação on-line
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8646237
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8646237
Marcos Rogério Martins Costa, Patricia Margarida Farias Coelho, Irene Garcia Medina
518-538
The written production of argumentative and dissertation text: a didactic project based on Bakhtin's philosophy
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647043
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647043
Cláudia Inês Horn, Elí Terezinha Henn Fabris
539-554
Documentação pedagógica na educação infantil: tecnologia de governamento da infância contemporânea
https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8647105
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8647105

Relato de Experiência

Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento, Mani Indiana Funez, Sabrina Francesca de Souza Lisboa, Ieda Regina dos Santos, José Waldik Ramon
555-569
Projeto Dor on line. Perspectiva Educomunicativa e Uso de Tecnologias de Aprendizagem
https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8646364
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8646364

Entrevista

Flávio Santiago
570-578
Estudos pós-coloniais e o emprego da categoria racial nas pesquisas europeias: uma entrevista com Miguel Mellino
https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8651375
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8651375