Banner Portal
v. 19 n. 4 (2017): É preciso defender a escola
É preciso defender a escola

Apresentação

582-584
Apresentação
PDF

Editorial

585-589
Editorial Dossiê "É preciso defender a escola"
https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8650409
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8650409

Dossiê

Walter Omar Kohan
590-606
Entre nós, em defesa de uma escola
https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648631
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648631
Dora Lilia Marín-Díaz, Carlos Ernesto Noguera-Ramírez
607-621
En defensa de la experiencia escolar. Fortalecer las fronteras de la escuela
https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648826
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648826
Alexandre Filordi de Carvalho, Sílvio Donizetti de Oliveira Gallo
622-641
Defender a escola do dispositivo pedagógico: o lugar do experimentum scholae na busca de outro equipamento coletivo
https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648756
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648756
Ana María Valle Vázquez, Marco Antonio Jiménez García
642-668
Escuela como fábrica de sujetos. Génesis de la modernidad escolar en México
https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648659
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648659
Julio Groppa Aquino
669-690
Defender a escola das pedagogias contemporâneas
https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648729
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648729
Maura Corcini Lopes, Alfredo Veiga-Neto
691-704
Acima de tudo, que a escola nos ensine. Em defesa da escola de surdos.
https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648637
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648637

Entrevista

Alexandre Filordi de Carvalho, Julio Groppa Aquino
705-719
After in defence of the school: an interview with jan masschelein and maarten simons
https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648671
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648671

Artigos

Luiz Renato Martins da Rocha, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
720-736
Vestibulares videogravados em libras entendendo esse processo pela via das professoras-coordenadoras
https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646250
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646250
Suely Franco Siqueira Lima, Lindon Fonseca Matias, Eduardo Pereira
737-758
Contribuições tecnológicas para elaboração de atlas escolar
https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646252
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646252
Diego Souza Marques, Samuel Edmundo Lopez Bello
759-772
Imagens estilhaçadas: fissuras de um método de pesquisa-aprendizagem
https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646255
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646255
Gabriel Gerber Hornink, Maurício Compiani
773-794
Reflections of online mediations in the process of continuing teacher training focusing on local environmental problems
https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646285
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646285
Julio Cesar Oliveira Bernardo, Acir Mario Karwoski
795-807
A leitura em dispositivos digitais móveis
https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646355
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646355
Anna Paula Vencato
808-823
Gênero e sexualidades em tempos instáveis: mídias digitais, identificações e conflitos
https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646384
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646384

Ensaio

Norma Silvia Trindade de Lima, Maria Teresa Egler Mantoan
824-832
Notas sobre inclusão, escola e diferença
https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646274
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646274